Voos diretos e programas com guias que falam português são algumas das facilidades que os brasileiros encontram nas viagens ao país norte-africano. Marrocos recebeu 28 mil brasileiros em 2014, segundo dados do órgão oficial de turismo do país
A CVC, operadora que mais embarca brasileiros em viagens de lazer pelo Brasil e exterior, amplia o portfólio de produtos exóticos com a inclusão de novos roteiros para o Marrocos. O destino é uma das apostas da operadora e está ganhando evidência por conta de ações de promoção junto aos brasileiros.
Como parte dos investimentos no destino, a CVC conta com um receptivo in loco, a Monarch Travel, e criou três roteiros com guias acompanhantes no idioma português ou espanhol durante a viagem, meia pensão, acomodação em hotéis de 1ª categoria, além de visitas às principais atrações. Marrocos é também uma opção ideal para receber eventos corporativos e viagens de incentivo.
Com duração de 7 a 12 dias, os roteiros “Marrocos Cidades Imperiais”, “Brasileiros no Marrocos” e “Grande Tour pelo Marrocos” visitam as cidades mais procuradas pelos turistas como, por exemplo, Fez, Rabat, Marrakesh e Casablanca e, os mais longos, ainda incluem Erfoud, Zagora e Ouarzazate.
Segundo Departamento de Turismo do Marrocos, o número de brasileiros que visitam o país cresce, em média, 35% ao ano. Dados de 2014 mostram que 28 mil brasileiros estiveram no país e a expectativa é que em dois anos alcance 50 mil.
Os números da CVC nos últimos quatro anos acompanham este crescimento. Em 2013, Marrocos ficou em 1º lugar entre os 10 destinos exóticos que mais receberam passageiros da CVC.
A não obrigatoriedade de visto, a formatação de roteiros com guias que falam português e, principalmente, a operação de voos diretos da Royal Air Maroc entre São Paulo a Casablanca, com três frequências semanais e duração de, aproximadamente, 9 horas, são fatores que ajudaram a alavancar os números. Além dela, as companhias aéreas TAP, Turkish Airlines e Emirates contam com boas ofertas de voos com conexões saindo do Brasil.
Outra possibilidade para os brasileiros visitarem o país, é personalizar a viagem e combinar com pernoites em um destino europeu, como Espanha e Portugal, e também Turquia, Dubai e Egito, que contam com companhias aéreas que voam diariamente para Casablanca, onde iniciam grande parte dos circuitos.
Segundo explica Marcello Patelli, gerente sênior de produtos Europa, Circuitos e Exóticos na CVC, Marrocos atrai os brasileiros pela curiosidade em conhecer de perto a cultura, a receptividade do povo marroquino, o contraste de praias, deserto e picos nevados, além, é claro, das construções seculares, arquitetura e artesanatos locais.
Localizado no norte da África, Marrocos começou a ficar em evidência no Brasil no ano de 2001 quando foi cenário da telenovela global “O Clone” e, mais recentemente, em 2013, ganhou projeção por sediar o Mundial de Clubes FIFA. Neste ano, Marrocos volta a se destacar como cenário da campanha de verão de uma grande rede fast fashion, com lojas em todo o Brasil.