As mídias com conteúdo direcionado a esse mercado buscam alternativas para manter o engajamento de seus leitores e seguidores nas redes sociais
Os setores de prestação de serviços têm sentido de forma agressiva o reflexo do isolamento social durante a pandemia do coronavírus, sendo o turismo um dos mais afetados. Toda a cadeia está paralisada atingindo com efeito cachoeira todo que sobrevive ao seu entorno, como comércio, restaurantes, transporte e até mesmo os veículos de comunicação segmentados, como o Portal Turismo-SA. O veículo teve que se adaptar ao momento e, ao mesmo tempo em que realizou uma transformação em seu editorial, utiliza seu alcance para abordar temas que possam orientar a prevenção à Covid-19 com a série especial “Quarentena Juntxs”.
“A proposta de lançarmos o Quarentena Juntxs é convidar nosso público a consumir um conteúdo diferente, que estimule a solidariedade e também informe sobre os cuidados necessários nesse período tão delicado”, explica Camila Karam, editora do Portal Turismo-SA e idealizadora do projeto. “Queremos continuar levando nossos leitores em uma viagem, contudo, no momento de uma forma diferente. Uma viagem, por exemplo, pela gastronomia, saúde e auto-cuidado, explorando sua própria casa, sua imaginação e desafiando seu local de conforto”.
A série “Quarentena Juntxs” traz uma série de vídeos, com os mais variados temas, disponíveis por meio do Instagram oficial do portal. “Estamos convidando desde psiquiatras, que trazem dicas de como manter a saúde mental durante esse período, até chefs de cozinha que ensinam receitas fáceis e saborosas. Estamos trabalhando para levar um pouco de entretenimento e conteúdo de qualidade durante essa fase tão difícil”, conta Camila.
Os seguidores do Turismo-SA ajudam nas escolhas dos temas da semana. Por exemplo, um dos assuntos mais pedidos é o cuidado com saúde mental. Neste tema já participaram a psiquiatra Ana Paula Carvalho e a psicóloga Fernanda Brito. Outras pautas envolveram dicas para os pais, como as do YouTuber Brancoala e da publicitária Flora Singer, e até os pets ganharam vídeos exclusivos, com as dicas de Fernando Baiardi e Richardson Zago.
Já no portal, o espaço está sendo dedicado às boas ações que fomentem a cadeia turística e a gastronomia. Muitos destinos estão vendendo vouchers para serem usados futuramente e restaurantes estão disponibilizando serviços de delivery.
Angela Karam, criadora do portal e faz questão de ressaltar que “por mais difícil que possa ser, essa crise vai passar, o distanciamento é apenas físico e nós estamos fazendo tudo o que é possível para que nossos leitores e seguidores possam passar por isso de forma mais leve e divertida”.