O terminal contabiliza mais de 10,9 milhões de bagagens embarcadas por ano
O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, completou nesta segunda-feira (20) 35 anos, com trânsito diário médio de 255 mil pessoas, entre passageiros, funcionários e transeuntes. Em carga, o aeroporto chega a ter um movimento de 800 toneladas por dia.
Dentre a carga transportada, há desde peixes frescos e animais de estimação até produtos perigosos. Foram 13 mil toneladas de produtos em 2019. São mais de 10,9 milhões de bagagens embarcadas por ano. Em média, leva 14 a 20 minutos para que a mala chegue, do check-in, até o avião.
O setor de cargas de Guarulhos está preparado pra acolher de elefante a vacinas, de atum fresco a material altamente perigoso, tudo fica em um galpão à disposição da equipe de logística.
Em julho de 2019 o terminal foi alvo de um assalto milionário de ouro, quando uma quadrilha levou 760 quilos de ouro. Na sexta-feira, a polícia prendeu, em Itanhaém, no litoral paulista, mais um dos suspeitos pelo crime.
O diretor de operações do aeroporto de Guarulhos, comandante Miguel Dau, diz que várias mudanças ocorreram na segurança e na organização do local após o roubo. "Eu poderia resumir a operação dessa cidade aeroportuária da seguinte forma: nós temos 14 quilômetros quadrados de sitio, de área, e movimentamos 43 milhões de passageiros ao ano. Movimentamos entre passageiros, acompanhantes, funcionários, transeuntes, num dia de movimento, 255 mil pessoas", diz Dau.
"Temos aproximadamente em média 880 pousos e decolagens, excedendo mais de mil num dia de muito movimento, ou seja, é algo que funciona 24 horas por dia 7 dias por semana pra proporcionar ao passageiro brasileiro a operação do maior HUB internacional da América Latina", explica o comandante.