Apenas quatro dos dez destinos mais procurados no final do ano são de praia
Com a chegada do verão, é hora de ir para a praia, certo? Depende. Segundo a demanda por viagens registrada nas plataformas do Expedia Group, que recebem mensalmente mais de 750 milhões de visitantes, o litoral recebe sim grande parte da atenção dos viajantes nessa época do ano, mas a divide com destinos que muitos considerariam menos indicados para a alta temporada de verão.
Na lista dos dez destinos mais procurados entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, quatro são de praia: o Rio de Janeiro é o campeão nacional da demanda por viagens, e Salvador (3º destino mais procurado), Fortaleza (4º) e Florianópolis (6º) também estão bem posicionados. Mas também estão bem ranqueadas opções como Foz do Iguaçu (7º) e Gramado (9º). Capitais sempre muito procuradas, como São Paulo (2º), Curitiba (5º), Brasília (8º) e Belo Horizonte (10º) também figuram entre as dez mais.
Mas, se entre os destinos mais procurados há uma diversidade de climas, o litoral brasileiro mostra sua força quando são consideradas as cidades que mais cresceram entre o verão de 2018 e o de 2019. Cidades pequenas, mas com uma forte oferta turística, como Guarujá-SP (+150%), Paraty-RJ (+110%) e Balneário Camboriú-SC (+105%) tiveram a demanda por viagens mais que dobrada na mesma comparação.
“Como o país continental que é, o Brasil está repleto de destinos atrativos para viagens em qualquer época do ano. Os viajantes cada vez mais percebem isso, e a oferta hoteleira precisa estar atenta desses movimentos para se manterem atraentes nessas ocasiões diversas”, aponta a Area Manager do Expedia Group no Brasil, Raquel Lima. Para 2020, segundo ela, podemos observar um comportamento parecido, com ainda outros destinos podendo se destacar.