Reunião visa planejar ação conjunta visando a atração de estrangeiros
O Consórcio Nordeste reuniu, na tarde desta terça-feira (14), os secretários de Turismo do Nordeste para mais um encontro do Fórum de Secretários Estaduais de Turismo do Nordeste. Tendo como anfitrião o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, que ocupa a vice-presidência do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), e a presença do secretário executivo do Consórcio, Carlos Eduardo Gabas, a reunião deu o pontapé para criação de uma agenda comum de ações no mercado internacional. O objetivo é intensificar a atração de turistas estrangeiros para o destino Nordeste.
Antes do encontro no Centro de Convenções de Pernambuco, o grupo de gestores foi recebido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para almoço no Palácio. Parte do grupo, ao fim do dia, foi ainda conhecer o Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Participaram da reunião, além do gestor de Pernambuco, os secretários de Turismo: Ana Maria da Costa (RN), José Sales Neto (SE), Hugo Paiva Veiga (MA), Fausto de Abreu Franco (BA), Gustavo Costa Feliciano (PB), Carina Thomaz Câmara (PI) e Sandra Vila Nova (AL).
“A partir da formalização do Consórcio Nordeste, um caminho diferente, de atuação em conjunto dos Estados nos foi dado. Temos atrativos em comum, todos temos praias, somos ricos culturalmente, e mais do que isso, temos desafios também comuns, problemas que podem ser tratados de maneira articulada. Acreditamos que o consórcio, que tem articulação positiva em diversas áreas, também pode trazer bons resultados para o turismo”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Entre as ações principais discutidas pelos gestores na ocasião está a criação de um calendário de participação conjunta em feiras internacionais, visando mercados ainda pouco explorados pelos Estados do Nordeste, a exemplo dos Estados Unidos, França e China. Será escolhida uma marca única identificando o destino.
Os próximos passos para que a ação conjunta do Nordeste seja iniciada incluem o desenvolvimento de um plano de ações, a ser apresentado em Brasília, à Embratur, até o Carnaval. A ideia é apresentar ainda pleitos em comum aos Estados, também em áreas como estruturação e malha aérea.