Voo inaugural decolou de São José dos Campos nesta quinta-feira (12)
O jato E175-E2, da Embraer, realizou nesta quinta-feira (12) seu voo inaugural. A aeronave, a terceira integrante da família E-Jets E2, decolou das instalações da empresa em São José dos Campos. Segundo a fabricante, o voo deu início "a uma rigorosa campanha de teste em voo de 24 meses".
"O voo de hoje do E175-E2 simboliza a realização de nossa visão de produzir uma família de aeronaves comerciais de nova geração que traz economia de custos incomparável aos nossos clientes, conforto excepcional aos passageiros e menos emissões para o planeta", disse o presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, John Slattery. "E190-E2 e E195-E2 já demonstraram um desempenho incrível e o E175-E2 é igualmente impressionante. Estamos ansiosos para trabalhar na certificação", completa.
Em comparação ao E175 de primeira geração, o E175-E2 possui uma fileira adicional de assentos, podendo ser configurado com 80 assentos em duas classes ou até 90 em classe única. O avião é capaz de economizar até 16% em combustível e 25% nos custos de manutenção por assento em comparação ao E175.
Assim como o E190-E2 e o E195-E2, o E175-E2 terá os intervalos de manutenção mais longos na categoria de jato de corredor único, com dez mil horas de voo para verificações básicas e sem limite de calendário para operações típicas do E-Jet. Isso significa 15 dias adicionais de utilização da aeronave por um período de dez anos em comparação com os E-Jets da geração atual.