Gilson Machado, presidente da autarquia, defende mais investimentos para o setor
O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, defendeu, em Recife, nessa segunda-feira (01), durante lançamento do Programa Investe Turismo, a ampliação dos investimentos no setor, como forma de estimular a economia da região Nordeste. Segundo ele, é preciso “destravar os gargalhos” da economia, investir na melhoria da infraestrutura, na formação e na capacitação profissional.
“Não consigo imaginar o bom funcionamento do Nordeste, a alavancagem de toda a região, sem pensar no setor do turismo”, afirmou Gilson Neto, durante a solenidade, com a presença de autoridades e representantes do setor.
Criado pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, o objetivo do programa Investe Turismo é acelerar o desenvolvimento de 30 rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos. O investimento será de R$ 200 milhões em 158 municípios.
Em Pernambuco, o programa incluiu investimentos em três rotas: Costa História e Mar (Recife, Olinda, Ipojuca e Fernando de Noronha); Costa Náutica Coroa do Avião (Ilha de Itamaracá e Igarassu); e História, dos Arrecifes e dos Manguezais (Tamandaré).
O presidente da Embratur destacou que essas regiões receberão apoio em diversas áreas, como o fortalecimento da governança, por meio de agenda entre setor público e privado, e melhoria de serviços e atrativos turísticos, com foco em micro e pequenas empresas. O programa incluiu também apoio para comercialização, por meio de campanhas promocionais, participação em eventos estratégicos, além da atração de investimentos e acesso a linhas de crédito.
“Esse programa vai contribuir para aumentar os atrativos e ampliar o número de turistas brasileiros e estrangeiros que visitam todos os anos a região”, disse Gilson Neto. Segundo dados oficiais, Pernambuco recebeu em 2018 cerca de 5,9 milhões de turistas. No período, o total de turistas estrangeiros aumentou 45,7% em relação a 2017, com destaque para Argentina e Itália como principais emissores.