O evento servirá também para homenagear os guias de turismo
No Dia Nacional do Guia de Turismo, 10 de maio, o Centro Cultural Jerusalém (CCJ), na Zona Norte, vai realizar a primeira edição do Encontro de Guias e Empresas de Turismo (EGET). O evento terá visitação guiada à maquete de Jerusalém, e também serão apresentadas propostas de parcerias com atrativo turístico, orientação jurídica e contábil. Estima-se que cerca de 300 pessoas irão ao Encontro. Porém, é necessário fazer a inscrição no site. Segundo o coordenador do Centro Cultural, Fernandes Barros, o evento, além de promover network, servirá também para homenagear os guias de turismo.
O CCJ abriga a exposição permanente da 2ª maior maquete de Jerusalém no mundo, e representa a cidade sagrada de Jerusalém no ano 70 d.C. Ela foi inspirada no projeto do arqueólogo Michael Avi-Yonah. A maquete brasileira foi feita com material retirado de blocos de pedra branca trazidos de Jerusalém, possui 730 metros quadrados e mostra detalhes da arquitetura das principais edificações e da topografia da época.
A exposição levou oito anos para ser concluída e seu cenário possui um tourvirtual, disponibilizado por meio de totens multimídia, recursos audiovisuais, infográficos, fotos e ilustrações com detalhes e curiosidades das principais construções da antiga cidade, além de recursos de luminotécnica, com doze mil LED's que simulam as diferentes fases do dia e da noite.
A maquete é a segunda réplica existente no mundo da cidade sagrada. A original foi construída por Michael Avi-Yonah na década de 1960 no Hotel Holyland, em Jerusalém, e transferida para o Museu de Israel em 2006.
O Encontro de Guias e Empresas de Turismo acontecerá no dia 10 de maio, às 18h, e será realizado no Centro Cultural Jerusalém, na Avenida Dom Helder Câmara, 3970 - Del Castilho, Rio de Janeiro.
Mais informações sobre o CCJ no site ou pelo telefone (21) 2582-0140.