Segundo Pettersom Paiva, CEO e fundador da plataforma, site foi pensado para se adequar ao perfil do público brasileiro
Pettersom Paiva é o CEO e fundador da Voopter
Nelson Coltro, São Paulo
O Voopter, metabuscador de passagens aéreas, comemorou no último mês de Abril, a conquista da liderança entre os comparadores de preços de tarifas aéreas com atuação no Brasil. A constatação foi feita a partir de dados apresentados pela SimilarWeb, ferramenta que analisa tráfego e fontes de audiência dos sites. Segundo análise da empresa, o Voopter alcançou, no mês de abril, aproximadamente um milhão de visitas somente em desktop, o que representa um crescimento de 100% em apenas cinco meses e faz do Voopter a única plataforma do segmento a ter aumento no número de visitantes no último mês.
O comparador de passagens aéreas já acumula mais de 150 mil seguidores nas redes sociais, além de ter alcançado a marca de 120 mil downloads nos aplicativos para celular.
A empresa desponta dentro de um cenário positivo para o turismo nacional. Grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, estão ajudando a impulsionar o setor no Brasil, que já constitui um dos mais importantes mercados emergentes de viagens. De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos, IATA, no ano passado, 3,3 bilhões de pessoas voaram no mundo, um crescimento de 5,9%, se comparado a 2013, sendo que na América Latina, esse aumento foi ainda maior, de 6,4%.
Os diferenciais que a plataforma oferece aos usuários são outro ponto de destaque. O exclusivo calendário multidatas permite pesquisar vários dias para a ida e para a volta simultaneamente, otimizando a busca e apresentando sempre a combinação mais barata. Caso o preço apresentado esteja acima das expectativas do usuário, é possível cadastrar um alerta para receber um aviso por e-mail quando outra pessoa encontrar uma passagem no valor desejado, o que ajuda a economizar e a driblar a oscilação constante de preços.
Disponível para web, iOS, Android e Windows Phone, a empresa já trabalha no desenvolvimento de uma nova geração de aplicativos para aprimorar a experiência do usuário, que será lançada em breve.
O Jornal de Turismo conversou com exclusividade, com Pettersom Paiva, CEO e fundador do Voopter. Confira a entrevista na íntegra.
JT: Como tem sido a recepção do público brasileiro ao Voopter?
Pettersom: Estamos há três anos no Brasil. Nos últimos meses começamos a “dar as caras” no mercado. Recentemente os líderes mundiais de comparadores em passagens aéreas também entraram no mercado brasileiro, posteriormente ao Voopter, mas ainda assim nós somos os líderes de audiência. Nossos planos têm dado muito certo. Nosso site é mais conectado ao público brasileiro, trouxemos uma adaptação ao perfil do público daqui (Brasil). Antes as pessoas nos confundiam com agências, mas agora elas sabem quem somos.
JT: Como vocês estão trabalhando a divulgação do Voopter?
Pettersom: A imprensa tem sido um objeto de divulgação muito importante. Mas trabalhamos em outras frentes também, como orgânica e direta. Porém, talvez o principal seja através do Google. Temos buscado cada vez mais aparecer nas pesquisas do buscador mais famoso do mundo. Também procuramos anunciar em sites do setor, como “Viagem na Viagem”, “Quanto Custa Viajar” e outros que não são exatamente sobre viagens, como o Catraca Livre, por exemplo. Nós fornecemos as pesquisas e dividimos os lucros. A nossa audiência vem muito dos parceiros.
JT: Quais as metas para o segundo semestre de 2015?
Pettersom: Recebemos um investimento massivo da Global Founders Capital. Nossas metas são sempre atreladas a melhorar a qualidade da nossa ferramenta e assim ser a número 1 para os brasileiros que querem economizar na passagem aérea. Mais para o final do ano, vamos apresentar o nosso novo site, onde pretendemos apresentar mais viagens aos nossos usuários. Teremos novos recursos também. Vamos entrar em contato com as companhias aéreas e levantar dados sobre, por exemplo, espaço para a perna no assento, entretenimento a bordo, valor do upgrade, etc.
JT: Como o Voopter tem explorado as outras plataformas além do site?
Pettersom: O aplicativo para celulares já está disponível nas plataformas iOS, Android e Windows Phone, mas serão otimizados.Queremos sair da telinha do computador, explorar outros mecanismos. Agora no segundo semestre vamos lançar novos aplicativos para melhorar, facilitar e agilizar a experiência do nosso cliente.