Solar Barão do Sahy foi revitalizado e agora conta com instalações acessíveis.
Legado para a cultura municipal. A Prefeitura de Mangaratiba e a Fundação Mário Peixoto realizaram nesta quinta-feira (20) a cerimônia de reinauguração do Museu Municipal de Mangaratiba, o Solar Barão do Sahy. O espaço acaba de ser totalmente revitalizado e modernizado, e agora conta com instalações acessíveis. A solenidade marcou a reabertura do local após a obra que durou cerca de 1 ano. 
 
A obra proporcionou recuperação dos espaços internos e externos do prédio, restaurou as fachadas, construiu elevador panorâmico, banheiro PCD e instalação de piso tátil, para tornar o prédio adaptado e acessível. O trabalho incluiu reformulação do jardim e do espaço do café, troca do sistema elétrico e reforma do telhado. O custeio da obra foi feito através de recursos do Edital ‘Resgatando a História’, do BNDES, e com parceria com o INEPAC e ICD, e com as empresas Vale e MRS.
 
O Prefeito de Mangaratiba, Luiz Cláudio Ribeiro, celebrou a reforma e a reabertura do espaço. 
 
“Hoje é um dia muito feliz para todos nós que amamos essa cidade. Aqui está guardado um pouco da nossa história, que temos que preservar e cuidar. Esse é apenas o primeiro passo para a promoção da cultura no município. Vamos trabalhar para viver e valorizá-la cada vez mais. Agradeço a parceria das empresas que viabilizaram essa obra, sem eles não seria possível. Parabenizo o trabalho da equipe da Fundação Mário Peixoto, que trabalhou incansavelmente nos últimos dias. Viva a cultura de Mangaratiba!”, concluiu.
 
A cerimônia contou com a presença do Presidente da Fundação Mário Peixoto, Paulo Henrique do Valle, de secretários municipais, e representantes das instituições INEPAC, MRS, ICD, Vale e BNDES, além dos vereadores Cecília Cabral, Chicão da Ilha, Daniel Vasconcellos, Kaio José Luiz do Posto, Marcinho Costa Verde e Yury Aguiar.
 
Sobre o Museu de Mangaratiba:
 
Localizado na Rua Coronel Moreira da Silva, no Centro de Mangaratiba, o prédio pertenceu ao Barão do Sahy (Luis Fernandes Monteiro) e calcula-se que sua construção se deu por volta do ano da emancipação do município, em 1831. O local, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, já foi o Paço da Câmara Municipal nos áureos tempos do café e em 2011 transformado em Museu Municipal pela Lei n° 754. Sua última reforma aconteceu em 1987.
 
O espaço tem por objetivo resgatar, preservar e divulgar a memória de Mangaratiba, proporcionando aos pesquisadores, historiadores, estudantes e ao público em geral, o acesso a fontes históricas do município. Em seu acervo constam documentos históricos, mobiliários, registros fotográficos, vídeos e diversos outros materiais que contam a história de Mangaratiba e das personalidades que aqui passaram.