A iniciativa vai medir os benefícios gerados pelas concessões de serviços em Parques Nacionais e outras áreas protegidas e será essencial para a criação de uma metodologia robusta e eficaz, contribuindo tanto para a conservação ambiental quanto para a melhoria da experiência turística nesses espaços.
Essa iniciativa reafirma o compromisso do Ministério do Turismo com a valorização do turismo sustentável e a preservação do patrimônio natural e cultural do Brasil, alinhando-se às metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente ao ODS 15 – Vida Terrestre. O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta a importância da ação para o desenvolvimento do turismo sustentável no país. “Com essa ação estamos dando mais um passo para preservação e manutenção dos nossos destinos turísticos, com responsabilidade, tendo a consciência que a sustentabilidade é o caminho para o futuro prospero e com desenvolvimento que beneficiará a todos”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Empresas e instituições interessadas podem apresentar propostas para a realização do estudo, que deverão incluir levantamento de dados, análises quantitativas e qualitativas e capacitação de gestores de Unidades de Conservação. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Plataforma de Licitações da UNESCO até dia 24 de fevereiro de 2025, às 17h (horário de Brasília).
Mais informações e o edital completo estão disponíveis na Plataforma de Licitações da UNESCO.