Depois de quatro anos como dirigente da empresa oficial de turismo do estado do Rio, Pablo Kling aceita convite do prefeito Hingo Hammes para Secretaria Municipal de Turismo.
O prefeito Hingo Hammes (PP) anunciou no dia 1º, a nomeação de Pablo Kling como secretário de Turismo de Petrópolis. A escolha foi recebida com grande entusiasmo pela comunidade local e pelo setor turístico, que enxerga em Kling um profissional qualificado e experiente para liderar o desenvolvimento do setor na cidade.
Com uma trajetória sólida no turismo, Pablo Kling possui um currículo invejável. Mestrando em Geografia pela PUC-Rio, com foco em turismo rural e cervejeiro em Petrópolis, possui um extenso currículo em pós-graduações e especializações diretamente relacionadas ao turismo. Entre elas, destacam-se: MBA em Gestão de Serviços, com ênfase em turismo, hotelaria e eventos pela UFF; Especialização em Projetos Turísticos para Gestão Pública; Desenvolvimento e Turismo Rural; Ciências Políticas; e Gerenciamento de Crise de Imagens em Organizações Públicas e Privadas. Ele traz também um profundo conhecimento da região e das demandas do setor. Sua experiência em gestão pública, marketing e comunicação, aliada à sua paixão pelo turismo, o tornam a pessoa ideal para o cargo.
Um profissional completo
Kling possui uma vasta experiência em diferentes áreas do turismo, tendo atuado em diversos cargos de liderança. Na TURISRIO, empresa pública de turismo do estado do Rio de Janeiro, ele foi diretor de Marketing, e posteriormente vice-presidente e coordenador do programa Turismo Rural RJ, onde desenvolveu políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais. Sua atuação na promoção do turismo dos municípios do Rio de Janeiro para o mercado latino-americano também é destaque em seu currículo. Kling já foi também diretor de Comunicação da Secretaria de Turismo do Município do Rio de Janeiro, principal cartão-postal do Brasil no mundo.
"Poder aplicar o conhecimento prático que adquiri no Governo do Estado do Rio, no desenvolvimento da cidade em que nasci é um desafio, e eu não poderia deixar de aceitar. Petrópolis não é apenas um patrimônio histórico e turístico do Rio, mas tem relevância em todo o Brasil.
Para um profissional do turismo comandar uma onda de valorização de um destino que faz parte da história brasileira e que deveria ser ponto de visitação obrigatória para todas as gerações, representa uma oportunidade de gerar rapidamente renda e desenvolvimento econômico para a região. A Cidade imperial é um dos ícones do turismo brasileiro. É a única cidade das américas planejada e construída por um imperador com seus próprios recursos", destacou Kling.
Foco no desenvolvimento sustentável
O novo secretário de Turismo de Petrópolis é um defensor do turismo sustentável e da valorização das comunidades locais. Em sua gestão, ele pretende fortalecer a cadeia produtiva do turismo, promovendo a qualificação profissional e o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores. Kling também tem como objetivo consolidar Petrópolis como um destino turístico de referência internacional, atraindo visitantes de todo o mundo.
Compromisso com a cidade
Em sua coluna no jornal Correio Petropolitano e no programa de televisão "Orgulho de ser petropolitano", na TVC, Pablo Kling sempre demonstrou grande paixão por Petrópolis e um profundo conhecimento da região. Sua nomeação para a Secretaria de Turismo é vista como um reconhecimento de seu trabalho e um sinal de que a cidade está comprometida em desenvolver um turismo de qualidade e sustentável.
Expectativas para o futuro
Com a chegada de Kling à Secretaria de Turismo, as expectativas são as melhores. A comunidade espera que ele possa impulsionar o crescimento do setor gerar mais empregos e renda para a cidade, e fortalecer a identidade de Petrópolis como um destino turístico único e atrativo.
A nomeação de Pablo Kling, descendente de duas das mais tradicionais famílias alemãs de Petrópolis (Kronemberg e Kling), e a gestão do prefeito Hingo Hammes, também de ascendência alemã, sinalizam um novo momento para a valorização da cultura alemã na cidade. Com ambos à frente do poder público, a expectativa é que a comunidade alemã, com suas festividades, arquitetura e gastronomia típicas, veja seu patrimônio ainda mais valorizado e utilizado como um dos principais atrativos turísticos de Petrópolis, atraindo cada vez mais turistas.
Rosângela Stumpf, como secretária-Chefe de Gabinete;
Frederico Procópio, secretário de Governo e de Planejamento e Orçamento;
Dr. Fernando Araújo, procurador-Geral do Município; Fábio Júnior da Silva, secretário Municipal de Fazenda;
Wagner Silva, secretário de Administração e de Recursos Humanos;
Juliana Salvini, controladora-Geral do Município;
Adriana Kreischer, secretária de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária;
Marcelo Ramos, Secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública
Guilherme Moraes, secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis;
Samir El Ghaoui, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico;
Alexandre Gurgel, secretário de Educação;
Maurício Veiga, secretário de Obras;
Luis Cruzick, secretário de Saúde;
Pablo Kling, secretário de Turismo;
Leandro Kronemberger, secretário de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer;
Gilda Beatriz, secretária da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras, e de Direitos e Políticas para as Mulheres;
Adenilson Honorato, Presidente do Instituto Municipal de Cultura;
Guilherme Almeida, Coordenador de Comunicação Social;
Alex Christ, presidente do INPAS;
Fernanda Ferreira, diretora-presidente da COMDEP;
Luciano Moreira, diretor-presidente da CPTRANS.
“Hoje iniciamos uma nova etapa para Petrópolis, com uma equipe que compartilha o compromisso de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar de cada cidadão. Com competência, inovação e diálogo, vamos transformar desafios em oportunidades para a nossa cidade,” declarou o prefeito Hingo Hammes.