Graças a um convênio capitaneado pela Fecomércio RJ, a unidade recebeu equipamentos de última geração

O 23º BPM, no Leblon, inaugurou, nesta sexta-feira (20/12), sua nova central de monitoramento, que passou por obras de melhorias na estrutura e ganhou equipamentos de última geração. A central receberá, em tempo real, as imagens das câmeras instaladas nos postos de salvamento, quiosques, bares, restaurantes e hotéis da orla do Leme ao Leblon, graças a um convênio entre a Fecomércio RJ, a Orla Rio, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), o Sindicato de Restaurantes, Bares e Alimentação do Município (SindRio) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ). As câmeras na orla foram instaladas pelas empresas Gabriel e Portal UMAIS – Rio Alerta.

 

“A inauguração das centrais de monitoramento nos batalhões do Leblon e de Copacabana representa um importante avanço para a segurança da nossa cidade, especialmente durante a alta temporada. A instalação das novas câmeras e a modernização das salas de operações nos batalhões reforçam o nosso compromisso com a promoção de um ambiente mais seguro para o desenvolvimento econômico e social do Rio. Nosso objetivo é ampliar o projeto para a Barra da Tijuca”, afirma o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

 

A nova sala do 23º BPM, que recebeu o nome do sargento Izailton Bezerra Santana, assassinado no Méier, durante uma tentativa de assalto, também terá acesso às imagens das câmeras corporais dos policiais de serviço em toda área de policiamento do batalhão do Leblon, visando o monitoramento e controle do efetivo policial por meio do GPS existente nas COPs, facilitando o deslocamento dos agentes em caso de acionamento dos militares, reduzindo o tempo de espera em casos de emergência.

 

O monitoramento na orla visa ampliar a segurança na região durante a alta temporada e dará agilidade e eficiência às ações policiais, ampliando a segurança pública para moradores e turistas.

 

De outubro a dezembro, foram instaladas 390 câmeras nos 11 postos de salvamento, 56 quiosques, 22 hotéis e 28 restaurantes do Leme ao Leblon. A integração dos equipamentos instalados viabiliza que os batalhões da PM monitorem a região de forma mais estratégica.

 

No dia 27 de dezembro, será inaugurado o centro de operações do 19º BPM, em Copacabana, que também teve suas instalações e equipamentos modernizados graças ao convênio capitaneado pela Fecomércio RJ.

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

 

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.