Federação defende decisão histórica de concentrar voos no Galeão para o desenvolvimento do Rio de Janeiro.

A Fecomércio RJ manifesta seu absoluto inconformismo diante da proposta de ampliar o número de usuários no aeroporto Santos Dumont, conforme se aponta em entrevista do secretário de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé de Souza.

 

A rigor, a limitação de passageiros no Santos Dumont foi uma decisão conquistada pelo Rio de Janeiro em consequência de um longo e duro processo de luta e mobilização dos setores público e privado da cidade e do estado. Além de tal decisão estar alicerçada em fundamentos técnicos e legitimada pelos próprios usuários através de pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) que indicaram a conveniência da transferência de voos para o Galeão.

 

O aumento do fluxo aéreo doméstico e internacional para o Rio de Janeiro é uma positiva realidade, o que demonstra o acerto da medida, indicando o fortalecimento do hub aéreo no Galeão.

 

Qualquer mudança neste promissor rumo significa um inaceitável retrocesso nessa iniciativa e será fatal para economia e o turismo do Rio. Por que e a quem interessa desvirtuar a política adotada?

 

A Fecomércio RJ está ao lado das forças políticas e privadas para registrar nossa repulsa e atuar contra a qualquer mudança do limite de passageiros no Santos Dumont.

 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

 

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.