O roadshow foi promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, passando por 9 cidades, emissoras de turistas para os destinos fluminenses

Uma noite para celebrar sucessos. O projeto “Experiência Rio de Janeiro” realizou, nesta segunda-feira (25), a sua última edição do ano de 2024, contemplando agentes e operadores da capital fluminense. A ação aconteceu no Restaurante Rubaiyat Rio, localizado na Zona Sul do Rio, com a presença de autoridades, especialistas e expositores do estado do Rio de Janeiro. O projeto é promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo do RJ (Setur-RJ) e da TurisRio.

 

Na ocasião, o público fez uma imersão por vídeos, talkshows e atrações culturais no que há de melhor no estado do Rio de Janeiro. O projeto mostrou as potencialidades do RJ aos agentes e operadores do turismo, fomentando a atividade econômica do segmento. No evento, os players da cadeia produtiva da cidade passaram por uma capacitação e participaram de uma rodada de negócios com a oferta de atrativos das cidades fluminenses.

 

“A ideia é proporcionar experiências incríveis aos viajantes e ao mesmo tempo estimular a economia do setor de turismo no nosso Estado, que vem crescendo e batendo recordes tanto na atração de turistas, quanto na movimentação econômica de grandes eventos, realizados ao longo deste ano de 2024”, ressalta o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, deu aos boas-vindas aos participantes. Foto: Ascom Setur-RJ

 

O roadshow passou ao todo por 9 cidades, consideradas importantíssimas nos mercados emissores de turistas para o Estado. Ao longo da circulação do projeto, cerca de 1,6 mil agentes foram capacitados em todo o Brasil, elevando a oferta turística dos destinos fluminenses. O Experiência Rio passou por Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e encerrou a última ação do ano, no Rio de Janeiro (capital). 

 

"Esta iniciativa abre muitas portas no que diz respeito à emissão de turistas para o estado do Rio de Janeiro. Chegamos ao fim da edição 2024, consolidando o “Experiência Rio de Janeiro” como uma dos maiores projetos do ano, mostrando todas as nossas potencialidades, sobretudo, as do interior, promovendo as nossas 12 regiões turísticas do Estado”, destacou o secretário Tutuca. 

 

Em todas as cidades foram realizadas ações que propõem o fortalecimento de relacionamento com o mercado com objetivo de aumentar o fluxo de turistas em todo o RJ. Segundo o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, o Estado tem se consolidado como referência em experiências turísticas autênticas e diversificadas. 

 

"Estamos colocando o Rio de Janeiro na prateleira de cima. Nosso produto é excelente! Temos natureza exuberante, como a travessia Petrópolis-Teresópolis, uma das melhores do mundo, e observação de pássaros, em Itatiaia. Além disso, eventos esportivos, como ciclismo e tênis, estão ganhando força, com hotéis oferecendo pacotes exclusivos, que atraem turistas sofisticados. O Rio é um destino completo!”, comemora Sergio Ricardo.

 

Ao final de cada edição do "Experiência Rio”, um show temático com músicas, que representam o Rio de Janeiro, encerra o evento com a participação de artistas. Os agentes e operadores de viagens tiveram a chance de conhecer o estado de uma forma inovadora, que vai muito além de um destino de sol e mar. O roadshow conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e da HotéisRIO.