O profissional, que participou do 6º Fórum Brasileiro de Turismo, apontou as oportunidades para o Brasil alavancar a modalidade que tem crescido mundialmente

Toni Sando, presidente da Unedestinos, destacou a importância do turismo de raízes no 6º Fórum Brasileiro de Turismo, realizado no dia 18 de novembro, na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), em São Paulo. Durante sua participação, Toni abordou como o setor tem potencial para conectar histórias, resgatar origens e fortalecer a identidade cultural e econômica do Brasil, envolvendo tanto histórias e roteiros percorridos por migrantes como imigrantes.

O presidente da Unedestinos apontou o impacto econômico do turismo interno, destacando que muitas vezes os brasileiros desconhecem as riquezas de seus próprios estados. "O Brasil não conhece o Brasil. Por que não explorar o que está a apenas 100 quilômetros de distância? Antes de sonhar com viagens internacionais, que são legítimas, devemos redescobrir nosso próprio país. O paulista não conhece São Paulo, o carioca não conhece o Rio de Janeiro, o baiano não conhece a Bahia", enfatizou, fazendo um convite para que todas as pessoas conheçam os locais que estão ligados a suas raízes familiares.

Segundo Toni, fomentar o turismo de raízes, que vem ganhando força mundialmente, é um caminho para fortalecer o setor de maneira sustentável, incentivando a valorização de destinos nacionais e promovendo um desenvolvimento econômico mais integrado. 

"O turismo de raízes vai muito além de viagens internacionais para descobrir nossas origens. É também sobre receber pessoas que vêm ao Brasil para entender como suas famílias prosperaram aqui. Libaneses, japoneses, portugueses, italianos e tantos outros que fazem parte da nossa diversidade cultural querem saber mais como seus ancestrais contribuíram para a riqueza deste país e passar pelos mesmos lugares onde eles passaram quando aqui chegaram", afirmou Toni. 

Ao final do evento, o presidente da Unedestinos convidou a todos os presentes a encontrar os potenciais de suas regiões e elaborar produtos que deem protagonismo às experiências e permitam que os turistas possam conhecer os destinos com um novo olhar, conectando suas histórias com os lugares.