Evento, que é destinado aos agentes de viagens e profissionais do setor, conta com palestras sobre marketing digital e dicas de atendimento para turistas da melhor idade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida no Brasil está aumentando e, até 2040, a população acima de 60 anos deve representar cerca de 25% da sociedade total. De acordo com pesquisa da Fundação Seade, do total dos habitantes idosos brasileiros, 46% se concentra na região Sudeste, sendo que o Estado de São Paulo possui quase 18% desse número.

Discussões acerca do turismo pensado para a melhor idade são essenciais e chegam a Bauru. E o Blue Tree Garden Bauru será palco do evento Road60+ SP nesta quarta-feira (27 de novembro), das 13h15 às 18h. A iniciativa já percorreu quatro cidades (Guarujá, Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e encerra a jornada nas cidades de Bauru e Araçatuba.

O evento tem o objetivo de capacitar e aprimorar os conhecimentos dos agentes de viagens e profissionais do trade turístico, buscando transformar a experiência dos viajantes da melhor idade. Esses turistas, que representam um público de alto potencial de consumo e poder aquisitivo, precisam de serviços personalizados e exigem qualidade.

“Estamos honrados em apoiar um evento que destaca a importância de compreender e atender cada vez melhor o público 60+. Este segmento merece experiências de viagem personalizadas e de alta qualidade, alinhadas com a excelência que buscamos proporcionar no setor de hospitalidade”, comenta Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels. 

O encontro conta com palestras sobre o “Perfil do turista 60+ e dicas de atendimento”, ministrada por Irineu Ramos, jornalista e palestrante; e “Marketing digital 60+” com Thais Medina, CEO da agência de comunicação especializada em turismo Business Factory; além de workshop de destinos e produtos parceiros, rodada de negócios com expositores, coffee break, sorteios e coquetel de encerramento.

Movimento para fomentar o turismo paulista
Para a Organização Mundial do Turismo (OMT), os viajantes 60+ representam um segmento de mercado muito lucrativo. Com base em seus estudos, esses turistas gastam, em média, 30% a mais do que pessoas mais jovens em viagens. Essa faixa etária não só viaja mais frequentemente, como também tende a escolher destinos e experiências de maior valor agregado.

No Brasil, esse número é bem parecido. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), os turistas brasileiros com mais de 60 anos têm um gasto médio 25% maior em viagens comparado com outras faixas etárias. O aumento da renda disponível e a maior procura por viagens após a aposentadoria têm contribuído para esse crescimento.

O mercado para a terceira idade nacional movimenta bilhões de reais anualmente. Em 2022, estima-se que o segmento tenha gerado cerca de R$ 45 bilhões em receitas, com expectativas de crescimento contínuo à medida que a população envelhecida aumenta e se torna mais ativa.

Apoiadores
O Road60+ conta com apoio de Abav-SP | Aviesp, Bahia Turismo, Blue Tree Hotels, Costão do Santinho, GAV Resorts, Governo do Estado de São Paulo, Hero Seguros, Revista Melhor Viagem 60+, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, SP para todos e Wet'n Wild.

As inscrições são gratuitas para agentes de viagens e podem ser realizadas no site www.road60.com.br

Sobre o Blue Tree Garden Bauru
O Blue Tree Garden Bauru, próximo ao Bauru Shopping e Parque Vitória Régia, os quartos são espaçosos (com 45 m²) e oferecem vantagens para toda família. O hotel tem ainda o American Bar, onde são servidos drinks e cervejas artesanais locais, que conta com uma varanda com vista para a Praça da Paz.