De observadores de aves a velejadores, a Bahia tem atraído visitantes do mundo todo.
A última semana foi de mais uma rodada de eventos com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), para movimentar a economia do setor. Em Boa Nova, na zona turística Caminhos do Sudoeste, o II Seminário Estadual de Turismo de Observação de Aves reuniu especialistas e representantes dos principais locais com vocação para o segmento na Bahia. O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Educação, com painéis sobre iniciativas de sucesso e oficinas, além de visitas de campo para a contemplação de espécies da região, atividade conhecida como passarinhada.
“Foi mais uma ação da secretaria para incrementar o turismo de observação de aves na Bahia, depois de ter estruturado destinos e feito a catalogação de espécies raras e endêmicas, para a elaboração do primeiro roteiro integrado do país. Nesse encontro, planejamos mais ações para 2025, como a promoção do segmento em feiras nacionais e internacionais”, explicou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
Em Aratuípe, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, foi realizada pelo Governo do Estado o II Festival da Cerâmica de Maragogipinho. A iniciativa promove o artesanato e o turismo na região, que é o maior polo ceramista do Brasil. Nesta edição, 20 mil pessoas circularam no evento.
“Estou de férias na Bahia e fiquei sabendo do festival. Gosto muito de artesanato e fiquei encantada pelas peças que vi aqui”, relatou a turista chilena Andrea González, que também visitou Salvador e as ilhas de Itaparica e dos Frades.
Ainda na região da Baía de Todos-os-Santos, mais de 300 velejadores, da Bahia e do Rio de Janeiro, participaram da Regata Aratu-Salinas. A competição teve largada da Baía de Aratu, em Simões Filho, e chegada na moderna marina de Salinas da Margarida, construída pela Setur-BA.
“Os velejadores elogiaram a ótima estrutura da nova marina de Salinas, oferecendo conforto, segurança e um visual de tirar o fôlego”, destacou o coordenador da regata, Marcelo Fróes.
Em Itacaré, na Costa do Cacau, quase mil competidores, de todo o Brasil e do exterior, participaram da segunda etapa do Olympikus Bota Pra Correr (BPC), prova com percursos em meio à Mata Atlântica e praias. Entre os participantes, atletas renomados, como Vanderlei Cordeiro de Lima, Jéssica Ladeira e Geovane dos Santos, além de influencers digitais famosos. O BPC atraiu cerca de 40 mil pessoas, promovendo 100% de ocupação nos meios de hospedagem do município.
“Foi, sem dúvida, um dos maiores eventos da modalidade realizados na Bahia. Tivemos alta movimentação econômica na cidade, com o trade turístico muito satisfeito”, comemorou o secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu.