Durante três dias, os participantes acompanharam uma programação repleta de palestras, workshops, projeções e homenagens, em celebração aos 150 anos de Campos do Jordão

Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2024, Campos do Jordão foi palco do primeiro Festival Internacional de Fotografia: Campos de Luz, que reuniu mais de 2,1 mil participantes no Auditório Claudio Santoro. Criado pelo renomado fotógrafo e escritor Marcio Scavone, o evento trouxe uma programação repleta de palestras, workshops, projeções e homenagens, em celebração aos 150 anos da cidade.

Durante o festival, Scavone fez uma reflexão pessoal e emotiva sobre sua conexão com a região."Tenho uma relação muito antiga com Campos do Jordão. Para mim, é uma ligação emocional muito forte realizar este evento, a cidade me acolheu desde a infância”, comenta. 

O artista também compartilhou seu projeto pessoal de fotografar 150 retratos de jordanenses, em comemoração ao aniversário da cidade: "Campos do Jordão faz 150 anos e pensei em fazer 150 imagens, simbolizando a vida e a história deste lugar. O projeto cresceu naturalmente, ultrapassando essa quantidade inicial. Ele representa um retrato diversificado da comunidade, incluindo desde jardineiros e arquitetos, até chefs de cozinha, catadores de pinhão, historiadores e contadores de histórias. 

A programação do festival contou com grandes nomes da fotografia e cultura brasileira, como Agnaldo Farias, Maria Adelaide Amaral, Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Maria Alice Arida, Rubens Fernandes Jr, Walter Firmo, Paulo Vitale, Nana Moraes, Miguel Del Castillo (curador do Instituto Moreira Sales), Cassio Vasconcelos, Lucas Lenci, Ale Ruaro, Marcelo Greco e Helena Rios, Seth Byrd, Eder Chiodetto, Luiz Garrido entre outros. 

“Floresta de Retratos”
O destaque foi o lançamento do livro "Floresta de Retratos" de Scavone, no dia 20 de outubro, com uma emocionante apresentação em vídeo dos retratos capturados ao longo do ano, acompanhada de uma trilha sonora ao vivo executada por Seth Byrd e Antonio Luiz Barker, diretor artístico do Toriba Musical.

Em paralelo ao festival e inspirada na série de retratos produzidos por Scavone que compõem o livro “Floresta de Retratos”, acontece no Palácio Boa Vista a exposição homônima, de outubro de 2024 a fevereiro de 2025. Com curadoria de Rachel Vallego, a mostra promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo propõe uma discussão sobre a relação entre população e território, ser humano e natureza a partir dos retratos de moradores de Campos do Jordão feitos por Scavone.

“O Festival Campos de Luz veio para ficar, trazendo um novo ponto de destaque no calendário cultural da cidade e estabelecendo Campos do Jordão como um importante centro de fotografia no Brasil”, comenta Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Campos do Jordão, diretor do Hotel Boutique Quebra-Noz e membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão. 

Para mais informações, acesse o site oficial do festival (link). 

 

Sobre o Consórcio Aproveite Campos do Jordão
O município de Campos do Jordão, situado no lado paulista da Serra da Mantiqueira, a 1.628 metros de altitude, por meio de um pool de associações locais, criou o Consórcio Aproveite Campos do Jordão. A cidade é considerada a mais alta do Brasil, apropriada para celebrar os melhores momentos, aproveitar o clima com estilo e requinte. O destino de natureza, acolhe com maestria seus moradores e visitantes. Os eventos são catalisadores e também uma vitrine da região, que oferece uma atmosfera de sofisticação de lazer e prazer nas montanhas.