Quatro praias e um iate clube baianos recebem o selo internacional de qualidade ambiental.
 
Salvador será sede, no dia 1º de novembro, no Yacht Clube da Bahia, da cerimônia nacional de certificação do programa Bandeira Azul, reconhecido internacionalmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade em áreas litorâneas. Para o verão 2024/25, a Bahia lidera a premiação no Nordeste, com quatro áreas reconhecidas: as praias da Viração e da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades (Baía de Todos-os-Santos), e a Praia do Paraíso, em Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros, além do próprio Yacht Clube, na categoria marina.
 
Para ser certificada com o selo, a localidade tem que atender a critérios com base na gestão ambiental, como qualidade da água, educação, segurança, turismo sustentável e responsabilidade social. “Tanto as duas praias da Ilha dos Frades, como a de Guarajuba, são diferenciadas em relação às praias comuns, com uma organização muito própria, e contam com a colaboração da comunidade para atender aos critérios exigidos”, explica Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, representado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
 
A premiação contribui para a consolidação da Bahia como destino sustentável, uma das prioridades da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que tem a sustentabilidade e a inovação, como os pilares da Estratégia Turística Bahia 4.0. “Preservar o meio ambiente é qualificar o destino e, com esse objetivo, o Governo da Bahia vem desenvolvendo ações diversas, como o programa de educação socioambiental em 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos, além do plano de gestão integrada de resíduos sólidos, que contemplou 11 municípios na mesma zona turística”, ressalta o titular da pasta, Maurício Bacelar.
 
A Setur-BA também é parceira da Organização Pró-Mar, que atua no controle do coral sol, espécie predadora do bioma marinho. A entidade promove ações em Itaparica e na Barra do Paraguaçu, visando manter o equilíbrio do ecossistema na costa da região.
 
Para o oceanógrafo Régis Lima, do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), “a Bahia se destaca por colocar a temática ambiental como uma prioridade, e espero que o estado inspire outras regiões do país a adotar medidas semelhantes para a preservação dos biomas marinhos”.
 
Outra ação desenvolvida com o apoio da Setur-BA é o projeto Verão de Todos & Para Todos, que na alta estação passada realizou coleta seletiva de lixo em praias da orla de Camaçari e do Subúrbio Ferroviário de Salvador.  A iniciativa retorna no próximo verão.