Aumento no estado é acima da média nacional.
 
Nos últimos cinco anos, o Rio de Janeiro registrou um aumento de 27% na quantidade de empresas na atividade de fabricação de cervejas e chopes. No total, o estado tem 195 empresas, sendo 62% microempresas, 27% empresas de pequeno porte e 11% são médias e grandes empresas. É o que mostra sondagem do Sebrae Rio, com base nos dados da Receita Federal.
 
A Região Metropolitana concentra 35% das empresas produtoras de cervejas e chopes. A Região Serrana vem na sequência com 24%, seguida do Médio Paraíba com 14%, Centro-Sul com 9%, Região dos Lagos com 6%, Norte Fluminense com 5%, Noroeste com 4% e Costa Verde com 3%.
 
“Apesar do crescimento do segmento cervejeiro no Rio estar acima da média nacional, o estado ainda é o sexto na quantidade de empresas em funcionamento ligadas à produção de cerveja e chope. Isso reforça a vocação do estado e o potencial para que novos investimentos surjam nos próximos anos”, avalia Carina Ferraz, coordenadora de Indústria do Sebrae Rio.
 
O crescimento no país de empresas em funcionamento voltadas para a produção de cervejas e chopes foi de 23% nos últimos anos. Atualmente, o Brasil conta com mais de 2,5 mil empresas, com 10 estados sendo os responsáveis por 91% dessa atividade econômica. São Paulo lidera com 18% das empresas, seguido por Rio Grande do Sul (17%), Minas Gerais (15%), Santa Catarina (12%), Paraná (11%), Rio de Janeiro (8%), Espírito Santo (5%), Goiás (3%), Bahia (2%) e Mato Grosso (2%).
 
A Rota Cervejeira RJ, um dos principais destinos cervejeiros do Brasil, marcou presença no Mondial de la Bière, levando os sabores únicos da Serra Verde Imperial para milhares de apaixonados por cerveja. A participação no evento foi uma oportunidade de apresentar ao público as diversas cervejarias artesanais da região, suas histórias e a paixão pela produção de cervejas de alta qualidade. Além de degustar as cervejas, os visitantes puderam conhecer mais sobre a cultura cervejeira da Serra Verde Imperial e se programar para visitar a região.