Maior evento de engenharia e agronomia do Brasil atrai milhares de visitantes.
O turismo de negócios ganha impulso na Bahia com a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o maior evento do setor no Brasil, que reúne até quinta-feira (10), no Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio, em Salvador, mais de seis mil profissionais de todo o país. A captação do encontro foi feita pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e o Conselho Federal da categoria (Confea). Abordando o tema “Educação, Tecnologia e Inovação”, a programação inclui a divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas baianas entre os participantes, que tiveram receptivo cultural afro.
“Trabalhamos na captação de iniciativas desse porte para a Bahia, porque elas movimentam a cadeia turística, trazendo milhares de visitantes. Este ano, já atraímos 60 eventos nesse formato. O Governo do Estado também tem feito a capacitação de mão de obra do setor, para qualificar o atendimento a quem desembarca em nossa terra, que lidera o turismo nacional”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, durante a abertura da Soea, na noite de segunda-feira (7).
“É um grande evento corporativo, que figura entre os quatro maiores que sediamos este ano em nosso equipamento, reunindo em Salvador os principais engenheiros do país”, pontuou o diretor-geral do Centro de Convenções, Ludovic Moullin.
Enquanto os profissionais discutem questões como sustentabilidade, mudanças climáticas, cidades inteligentes e alternativas energéticas, hotéis e restaurantes, principalmente, no entorno do evento, contabilizam o aumento nas vendas. “Estamos com ótima ocupação, como sempre acontece quando a cidade recebe grandes congressos e feiras”, comemorou o supervisor de reservas do Quality Hotel & Suites, no Stiep, Darlan Cruz.
“Muitos colegas vieram com os filhos e vão prolongar sua permanência na Bahia. Alguns ficarão em Salvador e outros visitarão o Litoral Norte e Morro de São Paulo”, relatou o presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija.
“Sou apaixonada pela Bahia e venho sempre, em várias épocas do ano, seja para ficar na capital ou em Praia do Forte”, disse a engenheira civil Andréia Konduru, do Pará. “Amo Salvador, é um lugar mágico, que tem muita energia e, na sexta-feira, pretendo fazer turismo por toda a cidade”, completou a engenheira florestal Evandra Barbim, de São Paulo.