Nova rota marítima promete aquecer a economia local e atrair mais visitantes.
 
O turismo na Ilha de Itaparica vai ganhar impulso com o início da operação do catamarã Maria Felipa, que atuará na travessia pela Baía de Todos-os-Santos, partindo de Salvador. A embarcação será utilizada pela Internacional Marítima para transportar baianos e visitantes, duas vezes por dia, a partir de novembro. Com capacidade para 240 passageiros, o catamarã fará o percurso do terminal de São Joaquim, na capital, até a ilha, com desembarque na Marina de Itaparica, equipamento náutico requalificado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). O trajeto terá duração de 50 minutos.
 
“A operação do catamarã em Itaparica, num equipamento náutico moderno, vai beneficiar o turismo local, dando destaque aos seus atrativos históricos, culturais e gastronômicos, além de proporcionar oportunidades de negócio e geração de renda, a partir do maior fluxo de pessoas”, destacou o coordenador técnico da Setur-BA, Carlos Lins, durante a cerimônia de batismo da embarcação, nesta quinta-feira (03), na Marina de Itaparica.
 
De acordo com o diretor de Operações da Internacional Marítima, Cristiano Fernando, haverá a possibilidade de ampliação do número de viagens, a depender da demanda. “A ideia é fazer uma parada no Terminal de Bom Despacho e depois seguir para a Marina de Itaparica”, destacou.
 
Para o secretário de Turismo e Cultura de Itaparica, Everaldo Batista, “a travessia de Salvador para a ilha, tendo desembarque no Centro Histórico, será mais um incentivo para que os visitantes aluguem ou comprem casas de veraneio ou venham investir nos municípios de Itaparica e de Vera Cruz, que compõem o território da ilha”.
 
Náutica – Também na quinta-feira (03), foi lançado o Cluster Tecnológico Naval da Bahia. A iniciativa reúne empresas e instituições ligadas às atividades marítimas e tem por objetivo promover, com sustentabilidade e governança, a economia do mar, gerando emprego, renda e desenvolvimento tecnológico. A criação do projeto teve o apoio do Governo do Estado, Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Marinha do Brasil e Senai Cimatec, entre outras instituições.
 
“Fico feliz com esta iniciativa. A Bahia tem um grande potencial náutico, reconhecido por especialistas e esportistas. Por isso, o Governo do Estado, por meio da Setur-BA, desenvolveu, na Baía de Todos-os-Santos, ações socioambientais e construiu ou requalificou equipamentos como marinas, terminais turísticos e atracadouros na região, visando contribuir com a economia do mar e o desenvolvimento da população baiana”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, durante a solenidade, no Farol da Barra.