As duas entidades chamaram de retrocesso a manifestação da Secretaria Nacional de Aviação Civil
Os presidentes da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e da Associação Comercial do Rio (ACRJ), Josier Marques Vilar, assinaram nota conjunta demonstrando preocupação com a manifestação da Secretaria Nacional de Aviação Civil de que está avaliando a flexibilização do limite operacional do Aeroporto Santos Dumont a partir de novembro, aumentando para 7,5 a 8 milhões de passageiros por ano no terminal, e uma nova ampliação em março de 2025 para dez milhões.
A nota informa que a limitação de 6,5 milhões de passageiros por ano é uma medida estrutural, não temporária, de forte impacto positivo na economia fluminense, em especial nas atividades características do turismo.
A Fecomércio RJ e a ACRJ lembram que o Rio é a face mais visível no exterior e afirmam que não abrirão mão disso para atrair turistas e empresários, e ampliar as operações de carga aérea, que ativam fortemente o comércio, os serviços e a indústria do estado.
As duas entidades chamaram de descabida e de retrocesso a manifestação da Secretaria Nacional de Aviação Civil e pedem a imediata interrupção dos procedimentos administrativos relacionados à flexibilização do limite operacional do Santos Dumont.
Sobre a Fecomércio RJ
Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.