Segundo a Abrati, o desempenho surpreendeu o setor, especialmente em um ano com poucos feriados prolongados.
O setor rodoviário interestadual encerrou o primeiro semestre de 2024 com um expressivo aumento de 33% no número de passageiros, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati). Os meses de janeiro e fevereiro, impulsionados pelas férias e pelo carnaval, registraram os maiores volumes, mas o crescimento se manteve constante ao longo dos seis primeiros meses.
O desempenho surpreendeu o setor, especialmente em um ano com poucos feriados prolongados. O ministro do Turismo, Celso Sabino, comenta que é mais um resultado positivo que demonstra a potência do setor para o país. "É mais um excelente resultado que reflete o cenário econômico favorável do Brasil. Com mais dinheiro no bolso, o brasileiro se sente estimulado a conhecer novos destinos e tem buscado modais importantes de transporte, como o rodoviário. Isso faz a economia girar, gera emprego e inclusão”, destacou.
Com maior fluxo de viagens rodoviárias no semestre, o setor alcançou o melhor faturamento entre as atividades ligadas ao turismo, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). No acumulado dos seis meses do ano, o faturamento chegou a R$ 27 milhões, um salto significativo em comparação aos R$ 4 milhões de 2019 e R$ 20 milhões do ano passado, segundo dados da entidade.
"Sem dúvida, o setor passou por uma transformação e conquistou um espaço relevante no mercado", destacou Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp.
Letícia Pineschi, conselheira da Abrati, também enfatizou a relevância da conexão rodoviária regular para o turismo nacional. "Com quase 2.500 municípios identificados como de interesse turístico no Brasil, a importância das empresas rodoviárias para fomentar o turismo é evidente, especialmente para os viajantes que buscam flexibilidade no roteiro, como na tendência do Slow Travel, destacada pelo Ministério do Turismo para 2024", observou.
ESTRATÉGIAS - As empresas de transporte rodoviário têm aplicado estratégias para manter o entusiasmo dos passageiros em viajar. Viagens noturnas, que permitem descansar e dormir durante o trajeto, viagens expressas, com menos paradas, que tornam o percurso mais rápido e atraente e programas de fidelização e pacotes rodoviários, são algumas das ações desenvolvidas pelas viações para incentivarem os passageiros a viajarem mais.
ROCK IN RIO – O movimento de turistas passando pela Rodoviária do Rio de Janeiro, segunda maior da América Latina, a partir de 12 de setembro, data que antecede o início do Rock in Rio, deverá ser 40% maior em comparação ao movimento normal. O terminal deverá receber 225,5 mil passageiros, em 7.161 ônibus, sendo 1.161 extras, vindos, principalmente, da Região Sudeste (MG, SP e interior do RJ) e Brasília.