Especialistas discutiram o potencial turístico da região e contaram com a presença de Airton Abreu, secretário-adjunto de Comunicação do Maranhão
A BestBuy Travel, operadora de turismo que oferece acesso a mais de um milhão de hotéis internacionais e sete mil nacionais, realizou no dia 30 de agosto, um webinar focado em Atins, uma das regiões dos Lençóis Maranhenses. O evento contou com a participação de profissionais do turismo, como Rodrigo Lins (especialista em Produtos da BestBuy Travel), Airton Abreu (secretário-adjunto de Comunicação do Maranhão), Anderson Rebelo (assessor de Marketing), Ana Teresa Ramos (diretora do Grupo Charme) e Fernando Gimenez (head de Vendas da BestBuy Travel).
Rodrigo Lins, da BestBuy Travel, abriu o webinar destacando a importância do turismo na região dos Lençóis Maranhenses, especialmente em Atins e outras áreas menos exploradas do Maranhão. A região é famosa por suas praias virgens e sua biodiversidade, sendo um ótimo destino para turistas que buscam maior contato com a natureza. “Há muito o que explorar na região, sempre com o cuidado de preservar o meio ambiente, e a BestBuy Travel está comprometida em promover destinos nacionais de alta qualidade”, comentou.
Segundo Fernando Gimenez, a operadora vem registrando um crescimento significativo na procura de destinos nacionais e destacou que os produtos turísticos da região têm valor e qualidade surpreendentes. “Nós aconselhamos que os agentes de viagem explorem o potencial turístico do Maranhão e ofereçam para seus clientes, pois certamente eles vão se surpreender”, complementou.
O secretário-adjunto de Comunicação do Maranhão, Airton Abreu, apresentou os principais atrativos do estado, com destaque para os Lençóis Maranhenses, recentemente reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, e São Luís, a única capital brasileira fundada por franceses. “Nosso estado possui uma diversidade única, que inclui chapadas, patrimônios históricos, uma rica cultura e culinária. Estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura turística e apoiar políticas públicas que consolidem o Maranhão como um destino de destaque”, completou.
Já Ana Teresa falou sobre o potencial turístico de Atins, que, embora pouco explorado por brasileiros, é muito frequentado por estrangeiros. O webinar também destacou que o destino tem potencial para ser explorado durante todo o ano, oferecendo experiências distintas em cada época. Entre as atividades populares estão o jantar nas dunas, cavalgadas, passeios de barco para ver a revoada dos guarás e trekking para oásis isolados. Já nos meses de baixa, como março, abril e maio, Atins pode oferecer experiências alternativas, como retiros de yoga. “Já observamos uma grande movimentação entre julho e agosto, com quase 100% de ocupação da hotelaria na região”, completou Ana.
Para apresentar os diferenciais da região, Anderson Rabelo destacou a Rota das Emoções, um roteiro que conecta os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O assessor apontou que a diversidade de paisagens e atividades disponíveis ao longo da rota pode ser adaptada para diferentes orçamentos e tempos de viagem. “O Maranhão como um todo tem um potencial enorme de turismo. A Rota das Emoções é uma experiência autêntica, que oferece imersão em biomas exuberantes e cultura local”.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), somente em 2023, os Lençóis Maranhenses receberam mais de 400 mil turistas. O parque foi o sexto mais visitado do país.
O webinar completo pode ser acessado pelo canal do Youtube da BestBuy Travel: https://www.youtube.com/watch?v=uliCcILUq6o&t=2s