Leis sancionadas pelo Governo Federal confere a titularidade de "Capital Nacional da Cevada e do Malte” para a cidade paranaense e de “Capital Nacional da Dança da Chula” para o município gaúcho. O incentivo reforça o potencial turístico das localidades.

As cidades de Guarapuava (PR) e de Lagoa Vermelha (RS) passam a exibir títulos que reforçam suas potencialidades turísticas e contribuem para a atração de visitantes. Com a sanção pelo presidente Lula de leis aprovadas no Congresso Nacional, o município paranaense foi nomeado “Capital Nacional da Cevada e do Malte”, enquanto a localidade gaúcha recebeu a titularidade de “Capital Nacional da Dança da Chula”.

Localizada a cerca de 220 quilômetros de Curitiba, capital do Paraná, Guarapuava é, há 13 anos, a maior fabricante de cevada no Brasil conforme dados de 2021 do IBGE, sendo responsável por 21% da produção nacional. A liderança da localidade já rendeu ao estado o mérito de ser, também, o principal produtor e fornecedor de malte - derivado da cevada - às cervejarias brasileiras, segundo dados de 2022 da Federação das Indústrias do Estado (FIEP).

Já a Dança da Chula de Lagoa Vermelha, situada a 260 quilômetros da capital Porto Alegre, celebra a história e a identidade do povo do Rio Grande do Sul, constituindo uma tradição transmitida a cada geração. O estado tem locais dedicados à prática e à exibição do ritmo, presente em festivais e competições que valorizam a manifestação cultural típica do povo gaúcho e que atrai dançarinos e apreciadores do estilo de diversas regiões do país.

INCENTIVO - O Ministério do Turismo promove várias ações para estimular a procura de destinos nacionais por brasileiros. Uma delas é o Conheça o Brasil: Voando, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) e companhias do setor que busca aprimorar o ambiente de negócios na área e democratizar o acesso à aviação civil. Outra iniciativa é o Conheça o Brasil: Realiza, um trabalho conjunto com o Banco do Brasil que disponibiliza condições especiais a correntistas para a aquisição de produtos e serviços turísticos.