Sabino ressaltou a participação de diversas Pastas no evento e a relevância que o Festival tem para a discussão e desenvolvimento de políticas e ações para o atendimento à essa população.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou, na tarde deste sábado (24.08), do Festival Aceita, que acontece em Belém (PA). Na ocasião, ele apresentou as principais ações que o governo federal tem trabalhado para atender a população LGBTQIA+. O encontro, que conta com o apoio institucional do Ministério, é considerado um dos principais no país e promove um amplo debate sobre a construção de políticas públicas que proporcionem a inclusão dessa comunidade.
Celso Sabino enfatizou a relevância do Aceita, qualificando o evento como uma plataforma essencial para o respeito à diversidade. “Esse não é apenas um espaço de celebração, mas também de conscientização e de construção de políticas que impactam diretamente a vida da população LGBTQIA+ no Brasil. O Ministério do Turismo está comprometido em criar um ambiente mais responsável e seguro para todos, principalmente em nosso setor”, disse.
O ministro destacou ainda a participação ativa de várias Pastas federais no Festival, o que reforça o compromisso em tratar, com prioridade, o atendimento a esse público, com o objetivo de promover o acesso as diversas áreas do governo. Celso Sabino mencionou que, por ser realizado em Belém, o movimento também é uma oportunidade única de estabelecer um diálogo sobre os impactos positivos da sustentabilidade para o Norte.
“O Turismo Sustentável é um pilar fundamental para o desenvolvimento da Amazônia. E, ao integrarmos políticas inclusivas, estamos promovendo não apenas a diversidade, mas também a proteção do nosso meio ambiente e o desenvolvimento econômico das comunidades locais”, afirmou o ministro.
O FESTIVAL - O “Aceita” foi criado com o objetivo de valorizar a diversidade e promover o respeito às identidades e história da população LGBTQIA+ da Região Amazônica. Representa um marco importante e abre novas perspectivas para o turismo inclusivo e sustentável na região.
COMO ATENDER BEM - Com um novo olhar de que o turismo é para todos, o guia “Como atender bem turistas LGBTQIA+”, elaborado pelo Ministério do Turismo, traz orientações abordando a legalidade e conceitos sobre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual.
Também tem dicas que tornam mais agradável a experiência turística desse público, alertando que no Brasil a discriminação a pessoas LGBTQIA+ é crime, podendo ser igualada aos crimes de racismo.
Acesse aqui e conheça o Guia.