Após um período de baixa no movimento causado pelas enchentes e consequentes bloqueios de estradas e aeroportos, empresa recebeu o triplo de visitantes no último mês na comparação com junho. Companhia deve reabrir dois espaços até final de agosto e projeta bom fluxo de turistas no fim de ano
A Cooperativa Vinícola Aurora registrou aumento no fluxo de turistas no último mês. Após um período de baixa em maio e junho em função dos estragos causados pelas enchentes, que causaram bloqueio de estradas e fechamento de aeroportos, o número de visitantes em julho chegou a 14,4 mil, quase o triplo do movimento registrado no mês anterior. Os dados são referentes as três unidades da cooperativa que possuem atrativos: a Matriz e Vale do Vinhedos, em Bento Gonçalves, e em Pinto Bandeira.
Para alavancar ainda mais o enoturismo na cooperativa que é pioneira na atividade no pais – em 1967 abriu as portas para experiências do mundo do vinho e do suco de uva -, até o final deste mês serão reinauguradas duas salas de degustação na unidade Matriz, em plena área central de Bento Gonçalves. Uma delas é a tradicional Cave di Bacco, que desde a década de 1980 recebe milhares de turistas todos os anos.
Ana Maria de Paris Possamai, gerente de Turismo da cooperativa, projeta a consolidação da retomada para os próximos meses, especialmente com o acréscimo de turistas de outros estados. Ana diz que os moradores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram a maioria no mês de julho e aposta na reabertura do Aeroporto Salgado Filho como um fator para que turistas de outros estados venham para a Serra Gaúcha.
“A retomada da atividade turística está intrinsicamente ligada ao restabelecimento dos acessos e a reabertura do aeroporto, prevista para outubro. A reconstrução dos acessos requer maior tempo e, neste período, está sendo necessário nos readaptarmos”, informa Ana.
A gerente acrescenta que, além das salas de degustação, até o final de setembro deverá ser apresentado um novo espaço com capacidade para até 80 pessoas.
“Esse local fica no terceiro andar da Matriz e poderá atender eventos corporativos e também grupos de turistas que desejam realizar cursos de harmonização e de degustação. Esses movimentos, somados a reabertura do aeroporto Salgado Filho, nos dão um alento de que poderemos ter um bom fluxo de visitantes para o período de fim de ano”, acredita.
Turismo de experiência
Atualmente, a Aurora oferece 10 experiências, distribuídas nas unidades Matriz e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e em Pinto Bandeira, ambos na Serra Gaúcha.
Na Matriz os turistas podem realizar a visita de forma gratuita, num roteiro que aborda desde a fundação da cooperativa até os lançamentos da marca. No mesmo local ainda é oferecido minicurso de degustação.
No Vale dos Vinhedos são realizadas degustações das linhas premium e super premium, além de harmonizada com chocolates. Já na unidade de Pinto Bandeira são oferecidas experiências ao ar livre, em meio aos vinhedos, como o Wine Walk e piquenique nos jardins.