Celso Sabino também destacou a importância dos micro e pequenos empreendedores brasileiros para o setor turístico, e que representam a maioria na área de bares e restaurantes.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou na noite desta terça-feira (13.08) da abertura do 36º Congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Durante sua fala, ele enalteceu a diversidade turística brasileira, que atrai turistas do mundo todo, e reforçou a importância dos micro e pequenos empresários, que são maioria no setor turístico e no segmento de bares e restaurantes.

“O Brasil é um país de maravilhas mil! Temos destinos, paisagens exuberantes, uma culinária diversa e maravilhosa, que atrai turistas do mundo inteiro, culinária esta muitas vezes servida pelas senhoras aqui presentes. Então, convido a todos para entrar em uma campanha de exaltação do nosso país, pois o Brasil é o país do presente”, comentou o ministro.

Sabino também destacou os esforços do Governo Federal, que têm contribuído para o crescimento do setor no país. “O governo tem investido muito na divulgação dos nossos atrativos, dentro e fora do país, e isso tem gerado uma demanda ainda maior de turistas para o Brasil”, completou.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância do setor de bares e restaurantes para o Brasil. “Esse é um setor vital, social e economicamente, gerador de empregos e de riquezas para o nosso país”. Ainda durante sua fala, ele ressaltou o impacto da reforma tributária para o setor. “O Congresso foi sábio quando estabeleceu uma redução para esse setor que estamos aqui tratando”, finalizou.

O Ministério do Turismo é parceiro da Abrasel neste evento, que busca proporcionar aos empreendedores, gestores, estudantes e entusiastas da gastronomia de todo o Brasil o debate de soluções de negócios e novas perspectivas para o segmento, com base na evolução dos resultados alcançados nos bares e restaurantes.

O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou os esforços do Governo Federal em relação ao setor. “Nós estamos otimistas em relação ao Brasil. Na última sexta-feira, o vice-presidente Alckmin e o ministro do Turismo, Celso Sabino, lançaram o PNT. São impulsos importantes para o nosso setor”, destacou Solmucci.

O Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo 2024-2027 (PNT) foi apresentado após uma ampla construção junto ao Conselho Nacional do Turismo (CNT), do qual a Abrasel faz parte. O PNT, lançado na sexta-feira (09/08) no Salão Nacional do Turismo, definiu metas, programas, ações e atividades a serem realizadas em conjunto com o CNT.

Além do ministro Celso Sabino e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, o evento contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; além da presidente do Conselho de Administração da Abrasel, Rosane Oliveira; e do presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, dentre outras autoridades.

O CONGRESSO - Brasília vai sediar o maior encontro de conhecimento e inteligência do setor de alimentação fora do lar. O 36º Congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) acontece nos dias 14 e 15 de agosto e conta com o apoio do Ministério do Turismo na divulgação.

O Congresso promoverá o diálogo sobre os desafios e oportunidades para a alimentação fora do lar no Brasil e sobre o fortalecimento do ambiente empreendedor no país. Além disso, será oferecido aos participantes um espaço dedicado a aulas-show de gastronomia, com chefs de destaque compartilhando histórias, receitas, técnicas de preparo e proporcionando uma rica troca de conhecimento.

Ficou interessado? Garanta já a sua participação no 36º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo. Para acompanhar presencialmente, basta retirar o ingresso no Sympla; para assistir pela internet, cadastre-se gratuitamente no site do Congresso.

A ABRASEL - Membro do Conselho Nacional do Turismo e parceira do MTur, a Abrasel é uma organização de cunho associativo empresarial que representa o setor de alimentação fora do lar (AFL), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no país.