Paisagens espetaculares e a cultura vibrante das comunidades cariocas em um roteiro com vistas deslumbrantes poderão ser conferidos na nova rota turística

Um novo roteiro turístico que destaca a beleza natural e a rica cultura das comunidades da Zona Sul foi lançado nesta quarta-feira (7/8). A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio apresentaram oficialmente a Rota dos Mirantes – Zona Sul, um convite irresistível para explorar paisagens únicas e conhecer de perto a história e a vista deslumbrante de paisagens, que podem ser vistas, a partir de comunidades cariocas. As ações de lançamento dos novos roteiros aconteceram durante todo o dia no Mirante da Rocinha; Bar da Laje, no Vidigal; Espaço Bona Gente, no Morro da Babilônia e no Mirante do Pedrão (Santa Marta).

O projeto visa incentivar o turismo nas comunidades cariocas, gerando renda e oportunidades para os moradores. Além disso, a iniciativa busca valorizar a cultura local e promover a interação entre os visitantes e os residentes, além de estimular o chamado Turismo de Base Comunitária. O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, participou do lançamento ao lado de integrantes da Setur-RJ e da TurisRio, na ação que começou pela manhã no Mirante da Rocinha e encerrou-se no Mirante do Pedrão, no Morro Santa Marta.

"O Rio de Janeiro é uma cidade conhecida por suas belezas naturais e rica culturalmente, além de possuir um grande potencial para o desenvolvimento do turismo nos mirantes das comunidades. Essa modalidade turística oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar paisagens deslumbrantes, conhecer a história e a cultura local, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades",  destacou o secretário Tutuca, durante a cerimônia de inauguração.

O secretário Gustavo Tutuca no Mirante do Pedrão, na comunidade do Santa Marta.

Os mirantes da Rota oferecem vistas panorâmicas da cidade, permitindo que os visitantes apreciem a beleza natural do Rio de Janeiro, incluindo suas montanhas, praias e monumentos históricos. Além disso, o roteiro proporciona a oportunidade de conhecer a história e a cultura das comunidades, por meio da contratação de guias de turismo locais de cada comunidade. O projeto também contribui para a valorização da paisagem urbana e natural, promovendo a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. 

“O turismo nos mirantes pode gerar empregos diretos e indiretos nas comunidades. O turismo nas comunidades representa uma poderosa ferramenta de desenvolvimento social e econômico, capaz de gerar um impacto positivo e duradouro na vida das comunidades, e claro, das pessoas que serão beneficiadas pela atividade turística”, complementa Pablo Kling, vice-presidente da TurisRio, e coordenador do projeto.

Durante o lançamento, autoridades, representantes das comunidades, líderes locais e guias de turismo receberam o panfleto, que será distribuído nos hotéis da Zona Sul e Barra da Tijuca, incluindo informações sobre como acessar cada mirante, seus horários de funcionamento e detalhes adicionais como endereços, redes sociais e canais de comunicação. Participaram do lançamento o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, o vice-presidente da TurisRio, Pablo Kling, e o subsecretário de Eventos da Setur-RJ, Luiz Felipe Pinho.

 

Equipe da Setur-Rj, TurisRio, e guias de turismo da comunidade da Babilônia, no Espaço Bona gente, o mirante da comunidade.