Iniciativa é resultado de protocolo de intenções firmado entre os ministérios do Turismo, do Esporte e a Embratur e tem o objetivo de dar destaque a destinos, produtos e experiências que ampliem o fluxo de visitantes no país.
O turismo brasileiro começou com o pé direito nas Olimpíadas da França. Foi assinado neste sábado (27.07), na Casa Brasil, em Paris, um protocolo de intenções para a promoção de atrativos brasileiros durante eventos esportivos que tenham visibilidade nacional e internacional. Firmada pelos ministros do Turismo, Celso Sabino; do Esporte, André Fufuca, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a cooperação tem o objetivo de evidenciar toda a diversidade do país e, assim, reforçar o fluxo de visitantes no país.
Caberá ao Ministério do Turismo fazer o mapeamento de destinos, produtos e experiências turísticas que serão trabalhados nesses eventos para colaborar com a Embratur na estratégia de divulgação internacional, destacando atrativos específicos de cada localidade. Já o Ministério do Esporte vai selecionar e apoiar eventos de importância no Brasil e no exterior, além de facilitar a integração entre estes e as diretrizes de promoção definidas pelo MTur e a Embratur.
O ministro Celso Sabino avalia que a ação tem forte potencial de incrementar a circulação de turistas. “A exposição dos nossos atrativos naturais, culturais, históricos e gastronômicos em eventos esportivos ajuda a despertar o interesse dos próprios brasileiros e de estrangeiros pelos destinos nacionais. Esta é uma estratégia já adotada com sucesso por outros países, que exibem paisagens e experiências únicas durante a realização desses eventos que atraem multidões em todo o país”, aponta Sabino.
"O esporte é um atrativo turístico com enorme potencial. Nós trouxemos para o Brasil eventos de grande porte, como a Copa Feminina de Futebol 2027, o Mundial de Ginástica 2025 e os Jogos do BRICS no ano que vem. Esse acordo com o Ministério do Turismo e a Embratur é importantíssimo para que possamos levar o Brasil a um patamar ainda maior no esporte e no turismo", ressaltou o ministro dos Esporte, André Fufuca.
Pelo protocolo assinado, a Embratur irá desenvolver e executar planos de promoção internacional do turismo brasileiro nos eventos esportivos selecionados, bem como coordenar a divulgação dos destinos nacionais em mercados estratégicos internacionais e elaborar material promocional específico. O protocolo de intenções tem prazo inicial de vigência de 48 meses, podendo ser prorrogado mediante a celebração de aditivo.
CASA BRASIL - A Casa Brasil, montada no Parc de La Villette, permite ao visitante conhecer diversas atrações turísticas brasileiras, recebendo torcedores, atletas e ex-atletas olímpicos, autoridades, cidadãos parisienses e turistas. O espaço exibe apresentações musicais e de dança, com exposições imersivas em diferentes experiências e roteiros de viagem no país e a possibilidade de praticar esportes populares brasileiros, a exemplo de altinha, frescobol e queimada.
Toda a oferta do local, que ocupa uma área de 5 mil m2 e funcionará durante os 17 dias da competição, é pensada para convidar os visitantes a conhecerem destinos brasileiros. Os atrativos da Casa Brasil, uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) patrocinada pela Embratur e o Sebrae, incluem opções de natureza, sol e praia e aventura, representadas por estados e cidades como Rio de Janeiro, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte e Foz do Iguaçu (PR).
AVANÇOS - O protocolo de intenções, assinado neste sábado, ajuda a manter a trajetória ascendente do turismo nacional. No 1° semestre de 2024, mais de 3,5 milhões de visitantes internacionais estiveram no país, 9,7% a mais que no mesmo período de 2023. Ao longo de junho, 7,4 milhões de passageiros movimentaram aeroportos do país em voos domésticos, ou seja, para destinos nacionais, um aumento de 2,3% ante o mesmo mês do ano passado segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).