Iniciativa da Norte Energia leva, gratuitamente, a população para tour pela maior hidrelétrica 100% brasileira

A região do Xingu é rica em culturas, saberes e possui diversos atrativos turísticos, como a grandiosa Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará, que conta com um programa de visitação gratuita. Em dez anos, o Conheça Belo Monte recebeu mais de 22 mil pessoas, entre turistas, moradores da região e representantes de instituições que puderam ver de perto o funcionamento de uma hidrelétrica.

Além de conhecer uma das maiores obras de engenharia do país, durante duas horas de passeio guiado nas instalações da usina, o visitante aprende sobre a importância da energia renovável e limpa de Belo Monte para a segurança energética nacional. Também recebe informações sobre o moderno sistema de monitoramento de barragens, o aprimoramento contínuo na segurança e na manutenção e sobre os esforços da Norte Energia, concessionária da usina, para conservar a fauna e a flora da região amazônica, onde a hidrelétrica está inserida. 

“Belo Monte é uma grande potência no setor elétrico, atrai a atenção de todos os visitantes que vem à região e contribui para movimentar o turismo regional. É muito importante que a gente estimule os moradores e os estudantes a conhecerem a hidrelétrica, que também é um grande agente de desenvolvimento socioeconômico”, destaca o superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, Eduardo Camillo. 

Somente no primeiro semestre de 2024, 1.267 pessoas participaram do programa para conhecer Belo Monte. Os visitantes saem de Altamira em uma van da Norte Energia e durante o percurso, de aproximadamente 40 minutos até a usina, o guia conta curiosidades sobre a hidrelétrica, enquanto é possível admirar a paisagem ao longo da rodovia Transamazônica.  

Ao chegar a Belo Monte, eles são direcionados ao Centro de Apoio ao Visitante (CAV), onde recebem explicações sobre a região da Volta Grande do Xingu, assistem a vídeos que relatam a história da usina e recebem orientações sobre as normas de segurança. No interior da hidrelétrica, os participantes têm a oportunidade de ver de perto as principais estruturas e aprendem sobre o processo de geração da energia que abastece milhões de lares brasileiros, além de desfrutarem da beleza do entorno da quinta maior hidrelétrica do mundo. 

“Estou achando incrível.  Não sabia das coisas que aprendi e vi hoje.  Não tinha ideia da imensidão do projeto e, principalmente, que a usina é referência internacional e a quinta maior hidrelétrica do mundo. É uma experiência que vale muito”, disse a universitária Dandra Favacho.  

O estudante Paulo César, de 12 anos, era um dos mais entusiasmados e curiosos do grupo.  “Essa oportunidade de conhecer a Usina Belo Monte por dentro é muito legal. Dá para entender bastante sobre como funciona. Gostei muito. Vou incentivar meus colegas a virem também”, comentou.