Ações do governo estadual fortalecem o potencial turístico da região e incentivam o turismo sustentável.
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou, neste mês, mais uma etapa do projeto “Avança Turismo Bahia”, nos Caminhos do Oeste, que tem o agronegócio como base da economia e reúne belezas naturais e tradições religiosas. O órgão visa impulsionar as potencialidades das 13 zonas turísticas da Bahia, com ações estruturantes, visitas técnicas a pontos atrativos, controle de qualidade e levantamento da oferta hoteleira, capacitação e incentivo à regularização de serviços (Cadastur).
Na região oeste, as ações aconteceram nos municípios de São Desidério, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Bom Jesus da Lapa e Correntina, onde também foi realizado um seminário sobre turismo sustentável, com a participação regional de gestores públicos, do trade turístico e do terceiro setor.
“A proposta do projeto é promover um turismo mais responsável e ordenado, que contribua para o crescimento de todas as zonas turísticas do estado. Discutimos a melhor forma de impulsionar as atividades do setor, incentivando a diversificação da oferta na região oeste. O turismo de observação de aves é uma das alternativas que já começamos a desenvolver”, explicou o diretor de Regulação da Setur-BA, Divaldo Borges.
“Temos turismo religioso muito forte, mas precisamos aprimorar outras potencialidades do nosso município. Podemos abrir outras vertentes turísticas, investindo, por exemplo, no Rio São Francisco, para atrair pessoas interessadas em práticas esportivas e outras atividades”, pontuou o secretário de Cultura e Turismo de Bom Jesus da Lapa, Hamilton Duda.
“Essas ações do Governo do Estado em nossa zona turística fortalecem e potencializam ainda mais o que temos a oferecer e, acima de tudo, integram os projetos de cada município”, completou a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Correntina, Jaqueline da Guarda Lima.
Escolhida para sediar o seminário, Correntina é banhada por cinco rios de águas cristalinas. Entre os outros atrativos do município, estão as Sete Ilhas, a Cachoeira de Manuel Mendes, Ilha do Ranchão, Corredeira do Sonrisal e a Praça Verde, que ficam no perímetro urbano, onde também está o Parque Ecológico Municipal. Já na zona rural destacam-se o Sítio Recanto Panorama, o Recanto das Corredeiras, a Cachoeira do Barreiro, Pedreiras de Ponte Velha e Vale do Rio Arrojado, com áreas de banho e para esportes de aventura. O destino recebe turistas de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Maranhão e Piauí.