O Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, conduziu a reunião e iniciou apresentando a governança do plano Rio Grande para a reestruturação do Estado.
No dia 28/06 o Hotel Buona Vitta sediou a primeira reunião da Câmara Temática de Turismo, que visa apoiar na definição das principais ações a serem incluídas no Plano Rio Grande, de reconstrução do RS. 
 
O Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, conduziu a reunião e iniciou apresentando a governança do plano Rio Grande para a reestruturação do Estado. Foi seguido pelo Secretário de Turismo do RS, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, que afirmou que a estratégia de retomada está traçada para fomentar o turismo doméstico, fortalecer os eventos geradores de fluxo como Oktoberfest, Expointer, Vindimas, Natal,  etc, e valorizar a identidade de produtos gaúchos, estão entre as ações previstas. Segundo Luiz, "é preciso ter confiança que a união de turismo e eventos no segundo semestre, junto com a reabertura do Salgado Filho até setembro, sejam pólos indutores". 
 
O debate com os principais representantes de diversas entidades, empresários do ramo e trade turístico foi aberto por Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks e anfitrião da reunião, que agradeceu a disponibilidade das autoridades em ir até Gramado discutir temas tão relevantes para o turismo na região e levantou questionamentos sobre a viabilidade e próximos passos em relação à abertura do aeroporto de Canela, bem como incentivos que apoiem na recuperação do turismo no estado. 

Diversos representantes e empresários trouxeram pleitos relevantes, tais como: o reforço sobre a necessidade da reabertura do Salgado Filho e de outros aeroportos alternativos, medidas econômicas que visem a manutenção das empresas do setor, sinalização emergencial em rodovias afetadas, entre outros. Por fim, Marta Rossi enfatizou a importância de uma campanha de mídia nacional positiva voltada para o fortalecimento RS como pólo turístico.
 
Como parte da resposta a estes pleitos, o vice-governador afirmou que o estudo sobre o aeroporto de Canela deve ficar pronto na próxima semana e, a partir dele, será possível definir os próximos passos sobre o tema. Sobre isso, Gabriel Souza enfatizou que “a solução mais rápida tem que ser a solução aplicada”. Além disso, informou que o governo do estado encomendou uma campanha para o fortalecimento da imagem do RS nacionalmente e que a mesma deve entrar no ar ainda em Julho. 

Gabriel Souza finalizou enfatizando as próximas ações do governo do estado voltadas para o setor, são elas: reunião com BNDES e governo federal visando soluções para as questões financeiras; retorno sobre os estudos dos aeroportos na próxima semana; campanha de mídia para o RS; atenção ao tema de sinalização emergencial das rodovias.
 
O Secretário Executivo responsável pela pasta, Paulo Salerno, Deputado Rafael Braga, Prefeito de Gramado, Nestor Tissot e o Vice-Prefeito, Luia Barbacovi, foram algumas das autoridades presentes. 

As autoridades agradeceram a Gramado Parks pela iniciativa que esta agenda acontecesse em Gramado. Ronaldo Beber afirmou que “é uma honra para a Gramado Parks sediar um debate tão importante, em um momento em que o poder público e empresas privadas precisam se unir na recuperação da força do turismo gaúcho”.
 
 
Sobre a Gramado Parks
Fundada em Gramado, na Serra Gaúcha, a Gramado Parks é um dos maiores grupos de hospitalidade e entretenimento do país. É responsável por empreendimentos inovadores como o Snowland, primeiro parque de neve indoor do país, o Acquamotion, primeiro parque aquático termal da América Latina, ambos em Gramado, e a Yup Star, rodas-gigantes localizadas no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu.
Com mais de 1.700 colaboradores, a empresa também tem três hotéis em Gramado (Bella Gramado, Exclusive Gramado e Buona Vitta), quatro restaurantes (DonaLira, Opiano, Don Milo e Signature), administra o Museu do Festival de Cinema de Gramado e possui salas comerciais do conceito de multipropriedade na Serra Gaúcha, Pernambuco, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.