Documento é um avanço do município como destino turístico responsável
Novo Hamburgo deu mais um passo significativo em direção ao fortalecimento do turismo local com a conclusão do Plano Municipal de Turismo (PMT). O documento, elaborado em conjunto entre Ministério do Turismo, Prefeitura, Universidade Feevale, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e atores do setor turístico local, foi apresentado durante a reunião ordinária do Conselho, realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), na semana passada.
Desenvolvido de forma participativa e abrangente, o Plano passou por diversas etapas durante a sua elaboração, como visitas técnicas a empreendimento e atrativos turísticos, trabalhos de pesquisa, levantamento de dados técnico e reuniões com professores, especialistas e profissionais envolvidos com o setor, o que garantiu a formulação de objetivos e estratégias condizentes com a realidade atual do turismo e voltados à valorização dos recursos locais, além de estar alinhados aos movimentos da região do Vale Germânico nos últimos anos.
Com o Plano, o objetivo é ampliar a participação de Novo Hamburgo no mercado, contemplando os segmentos de negócios, compras, turismo rural, cultura, esporte e lazer. As estratégias apontadas focam na promoção e comercialização do município como um destino turístico completo, com capacidade de atender as expectativas dos visitantes. O plano também inclui ações específicas para a integração e fortalecimento das entidades e do trade turístico, além da criação de um portfólio de produtos turísticos atrativos.
“O momento representa uma nova fase desta jornada do município como estruturação turística, pois tem foco no desenvolvimento sustentável, na inclusão social e na promoção de experiências turísticas autênticas e enriquecedoras, ou seja, está alinhado com o que há de mais atual e inovador em políticas públicas dentro do mercado”, comenta o diretor de Turismo, Devidi Schu.