Em dia de encontros institucionais, Celso Sabino esteve com os presidentes da Fecomércio, da CNC e da Liesa
Acompanhando o encerramento da terceira reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do G20, nesta segunda-feira (01.07), no Rio de Janeiro (RJ), o ministro do Turismo, Celso Sabino, aproveitou a visita à cidade para se reunir com representantes de entidades do setor.
O dia foi marcado por encontros na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), na Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços e Turismo (CNC) e na Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
Em reunião com o presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz, o ministro falou sobre o Salão Nacional do Turismo, que será realizado no mês de agosto na capital fluminense e que vai ter a presença do trade turístico de todo o país. Já com representantes da Liesa, foi discutido o apoio do MTur ao Carnaval do Rio de Janeiro, que movimenta a economia nacional e gera milhares de empregos diretos e indiretos durante o ano inteiro.
Na CNC, por sua vez, Celso Sabino participou do programa “Entre Pontos”, quando comentou assuntos como a retomada do turismo no pós-pandemia, o Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), o apoio do MTur ao Rio Grande do Sul após as fortes chuvas e à estruturação turística de Belém (PA) e da região metropolitana da capital paraense para receber a COP 30, em 2025.
“O governo está investindo em obras de infraestrutura na cidade de Belém e em sua região metropolitana para atender, com conforto, todos os níveis de hospedagem aos que virão para participar da COP 30”, afirmou o ministro. “São obras relacionadas ao saneamento básico, à pavimentação de vias, à construção de espaços de convivência e áreas onde vão acontecer eventos relacionados a COP”, completou Sabino.
G20 - O ministro Celso Sabino concluiu o dia de agendas no Rio com o encerramento da 3ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Turismo do G20. O encontro, que teve a presença de representantes de 26 países, debateu práticas de turismo sustentável em prol do desenvolvimento da economia, da sociedade e do meio ambiente.
A pauta da reunião, liderada pelo Ministério do Turismo do Brasil, incluiu temas a exemplo de qualificação profissional e de metodologias para medir a sustentabilidade de destinos turísticos, além do fortalecimento de instituições multilaterais e da ampliação do financiamento internacional a projetos do setor.