No Centro Histórico de Cachoeira, os viajantes dispõem do posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), onde são oferecidas informações seguras sobre os atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia.
Em cinco dias do São João de Cachoeira, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, cerca de 90 mil visitantes curtiram atrações garantidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). A festa no destino se estendeu até terça-feira (25), com o início das celebrações pela Independência do Brasil na Bahia, marcado pela transferência simbólica da sede do governo baiano para o município. A data se refere ao começo das batalhas na localidade, em 1822, que culminaram na consolidação da libertação dos brasileiros do domínio português, em 2 de julho de 1823.
 
Integrando a comitiva do governador Jerônimo Rodrigues, o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, ressaltou a importância da cidade para o turismo. “A cultura e a história de Cachoeira são grandes atrativos trabalhados pela nossa secretaria, na promoção do destino, afinal, o município foi fundamental para que o Brasil se tornasse independente e merece ser visitado por brasileiros e estrangeiros”.
 
“Turistas que vieram para o São João ainda puderam conhecer parte da história da Independência da Bahia. A movimentação junina superou as nossas expectativas. Ainda estamos fazendo o levantamento da receita, mas toda a rede hoteleira ficou lotada e todo o comércio foi beneficiado”, comemorou a prefeita Eliana Gonzaga de Jesus.
 
Pela primeira vez na Bahia, o mineiro Guilherme Juliano, 28 anos, escolheu Cachoeira para curtir os festejos juninos e não sabia da participação da cidade nas lutas contra Portugal. “Não conheço esse lado da história do Brasil e hoje aprendi um pouco. Agora, vou buscar mais informações. Estou gostando muito do povo daqui, que é acolhedor, festeiro e tem um sincretismo religioso que me atrai”.
 
No Centro Histórico de Cachoeira, os viajantes dispõem do posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), onde são oferecidas informações seguras sobre os atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia.