Chegando à sua 100ª edição, e com 8 anos de existência, a Deguste é celebrada no segundo final de semana de cada mês.
 
Um Projeto de Lei do vereador Júnior Coruja declara a Deguste, a feira cervejeira mais famosa do Estado, como Patrimônio Cultural Imaterial Municipal. O PL foi apresentado nesta terça-feira (25) e recebeu apoio dos vereadores da Câmara Municipal. Agora, o texto segue para apreciação e possível regulamentação do poder público.


 

"Com a aprovação desta lei, reconhecemos a Feira Deguste como patrimônio cultural de Petrópolis. Este evento enriquece nossa identidade, impulsiona o turismo e a economia local, e é um importante espaço de integração social. É uma vitória para nossa cidade, valorizando nossas tradições e cultura", confirmou o vereador Júnior Coruja.




Chegando à sua 100ª edição, e com 8 anos de existência, a Deguste é celebrada no segundo final de semana de cada mês, emprega 22 pessoas diretamente e outras 100 de forma indireta. Conta com cerca de 15 cervejarias, 8 pontos gastronômicos, além das bandas participantes, com 60 shows anuais.




“Para nós é uma honra esse reconhecimento. O setor cervejeiro em Petrópolis permanece em constante crescimento, gerando emprego e renda para os petropolitanos, além de fortalecer o turismo da nossa cidade e a Deguste começou tudo isso lá atrás, com muito esforço e dedicação”, conta o idealizador da Deguste, Rodrigo Duarte.




Com a declaração de Patrimônio Cultural Imaterial, a feira recebe o reconhecimento de preservação pelo Poder Público e pela sociedade.




Entre as justificativas apresentadas, a Deguste pode ser considerada como o evento com maior participação cultural em um mesmo ano. Além disso, carrega a história e receitas dos mais diversos tipos de cervejas e destaca a importância econômica e o incentivo ao Polo Cervejeiro, que cresce a cada ano e é responsável pelo título de Capital Estadual da Cerveja.




“Para cada um que participa da montagem , programação e planejamento, é uma vitória. Recebemos visitantes, mostramos tudo o de melhor que a nossa cidade tem a oferecer e reconhecemos os talentos da música, gastronomia, cultura e, claro, da cerveja genuinamente petropolitana”, afirma a produtora da Deguste, Gabrielle Rosendo.




Rock, Cerveja & Revolução




A próxima edição da Deguste vai ocorrer nos dias 12, 13 e 14 de julho: Rock, Cerveja & Revolução. Todos os detalhes poderão ser conferidos no Instagram oficial (@feiradeguste).