Deat e BPTur intensificam combate à atuação irregular na Praça São Judas Tadeu, Trem do Corcovado e Paineiras

Em mais uma ação conjunta para garantir a segurança dos turistas que visitam o Rio de Janeiro, a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) e o Batalhão de Polícia Turística (BPTur) realizaram uma operação integrada na Praça São Judas Tadeu, no acesso à estação Cosme Velho do Trem do Corcovado e na Estação das Paineiras.

A ação teve como objetivo principal combater a atuação irregular de falsos guias de turismo, flanelinhas e práticas de superfaturamento de serviços. Durante a operação, diversas pessoas que atuavam nesses locais foram abordadas e identificadas.

Verificação de documentação e identificação de irregularidades:

Os agentes da Deat e do BPTur realizaram a checagem da regularidade da documentação dos guias e condutores presentes, além de coibir estacionamentos com valores extorsivos e transporte irregular.

Parceria com a TurisRio para garantir a regularidade dos guias:

A ação contou com o apoio da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), que detém o cadastro do Cadastur, sistema que garante a regularidade dos guias de turismo, entre outros serviços turísticos.

Ações contínuas para garantir a segurança dos turistas:

Esta operação faz parte de um conjunto de ações contínuas que visam garantir a segurança dos turistas que visitam o Rio de Janeiro. A Deat e o BPTur reforçam o compromisso de combater a atuação irregular e proteger os visitantes, garantindo uma experiência turística segura e agradável para todos.

 

Reunião prévia da ação aconteceu na sede da Deat, no Leblon.