O roadshow foi promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e da TurisRio, incluindo Goiânia no rol dos principais mercados emissores de turistas para os destinos fluminenses
Goiânia foi uma das 10 cidades escolhidas, em todo o Brasil, para receber o roadshow “Experiência Rio”, na última quarta-feira (19/06). O evento aconteceu na cidade com a presença de especialistas dos maiores atrativos e destinos do estado do Rio de Janeiro. A ação, totalmente gratuita, foi promovida no Espaço Moema, no Setor Marista, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo do RJ (Setur-RJ) e da TurisRio.
Na ocasião, o público fez uma imersão por vídeos, talkshows, além de uma experiência musical com o que há de melhor no estado do Rio de Janeiro. O projeto mostrou as potencialidades do RJ aos agentes e operadores do turismo local, fomentando também a atividade econômica do segmento, em Goiânia.
No evento, os players da cadeia produtiva da cidade passaram por uma capacitação sobre destinos de sol, praia, natureza, história e cultura, além de participarem de uma rodada de negócios com a oferta de atrativos das cidades fluminenses, estimulando viagens para os destinos do RJ. A ideia é proporcionar experiências incríveis aos viajantes e ao mesmo tempo estimular a economia do setor de turismo de Goiânia, já que a venda de pacotes ao Rio, gera desenvolvimento econômico na cidade.
Para o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, este é mais um importante projeto, realizado nos mercados emissores com foco na atração de turistas para o Rio de Janeiro.
"Esta iniciativa abre muitas portas no que diz respeito à emissão de turistas para o estado do Rio de Janeiro. Nesta edição, trazemos o “Experiência Rio de Janeiro”, mostrando todas as nossas potencialidades, sobretudo as do interior, promovendo as nossas 12 regiões turísticas do Estado. Importante frisar que, historicamente, Goiânia e Brasília são duas cidades de forte emissão de turistas ao Rio de Janeiro, não apenas à capital, mas também ao interior”, ressalta o secretário Tutuca.
O roadshow já passou por Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG) e Uberlândia (MG) nos dias 23 de abril, 25 de abril e 17 de junho, respectivamente. Até o mês de outubro, a ação ainda vai percorrer mais sete cidades brasileiras (vide datas abaixo), no intuito de promover uma verdadeira imersão pelo Estado. Em todas as cidades serão realizadas ações que propõem o fortalecimento de relacionamento com o mercado com objetivo de aumentar o fluxo de turistas em todo o RJ. Ao final do dia, um show temático com músicas, que representam o Rio de Janeiro, encerrou o evento.
A meta é capacitar, até o final do ano, cerca de mil agentes e operadores de viagens, que terão a chance de conhecer o estado de uma forma inovadora, que vai muito além de um destino de sol e mar. O evento contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e da HotéisRIO. Participaram da ação em Goiânia o subsecretário Adjunto de Gestão da Setur-RJ, Ramiro Fidalgo, e representantes de municípios e atrativos do Rio de Janeiro.
Confira a agenda das etapas do roadshow:
19 de junho - Goiânia/GO
20 de junho – Brasília/DF
20 de agosto - Curitiba/PR
22 de agosto – Porto Alegre/RS
14 de outubro – Ribeirão Preto/SP
15 de outubro – Campinas/SP
17 de outubro – São Paulo/SP