O nosso Brasil tropical também traz belezas e delícias na época mais fria do ano. Confira as dicas do MTur!
Começou oficialmente a estação mais fria do ano no Brasil: o inverno! E, apesar de ser um país tropical, nesta época do ano, opções não faltam para quem gosta de tirar o casacão do armário e tomar um vinho à beira da fogueira.
A Agência de Notícias do Turismo preparou uma listinha com locais onde o frio é a atração turística. Vem conferir!
GRAMADO E CANELA (RS) – O sul do país é a primeira região que vem à cabeça quando se pensa em aproveitar um bom friozinho e apreciar as belezas invernais. E claro que a Serra Gaúcha está no topo dos principais destinos do inverno brasileiro. Com ares e arquitetura de uma cidade europeia, Gramado (RS) acolhe os visitantes com muitas atrações, opções de lazer e o melhor da gastronomia local, com uma potente influência da culinária alemã. Já Canela é a pedida para quem prefere apreciar um friozinho a dois, tendo no cardápio a produção local de vinhos da região. Vale lembrar que apesar das recentes enchentes em muitas cidades do Rio Grande do Sul, Gramado e Canela estão com as estruturas preparadas para receber os visitantes com a melhor da hospitalidade e inúmeras atrações. Por isso, “Não Cancele, Reagende!”!
CAMPOS DO JORDÃO (SP) – Não à toa a cidade carrega o título de “Suíça brasileira”. Sua arquitetura, com ares europeus, dá um charme particular ao lugar, principalmente nesta época do ano. O município fica na Serra da Mantiqueira e é um dos destinos mais famosos e procurados do Brasil durante a temporada de inverno. Em meio a montanhas, bosques, florestas de pinheiros e paisagens de encher os olhos, a cidade possui uma exuberante natureza e uma diversidade de produtos típicos, como chocolates e queijos.
CURITIBA (PR) – Também no sul do Brasil, a capital paranaense carrega o título da capital mais fria do país. A cidade tem diversos pontos turísticos em meio à metrópole, destino ideal para quem prefere cidades grandes. É uma boa opção para quem quer também visitar museus, parques e experimentar cervejas diferentes.
DIAMANTINA E OURO PRETO (MG) – O estado de Minas Gerais também é uma ótima pedida para os apreciadores das baixas temperaturas. As históricas cidades de Diamantina e Ouro Preto carregam ares de aconchego e cultura. As baixas temperaturas da região e a bela natureza em volta das cidades tornam-nas bastante convidativas para apreciar a culinária mineira em meio à história do país.
PETRÓPOLIS E TERESÓPOLIS (RJ) – A serra fluminense também reserva deliciosas surpresas no estado, que é famoso por seus destinos de sol e praia. As vizinhas Petrópolis e Teresópolis são o refúgio para quem quer fugir do movimento da capital e se abrigar em temperaturas mais amenas. Teresópolis oferece uma imersão na natureza e ótima gastronomia. A vizinha Petrópolis é mais badalada e carrega todo um ar de antiguidade e história do Brasil Império.
GUARAMIRANGA (CE) - E pra quem achou que o nordeste não entraria nesta lista, se enganou. Apesar da região fazer sucesso por seus destinos de sol e praia, há sim, cidades perfeitas para fugir do calorão e curtir baixas temperaturas. É o caso de Guaramiranga, no Ceará. A cidade está a pouco mais de 100 km de Fortaleza e tem entre seus principais passeios o Mirante do Pico Alto, que tem visão panorâmica da região, o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas, que como o próprio nome indica, oferece trilhas na natureza.
GUARANHUS (PE) - Sim, é isso mesmo. Pernambuco é outro estado nordestino com destino invernal. A cidade do Agreste pernambucano, Guaranhus, tem até um festival de inverno realizado em julho, que reúne vários artistas locais e de outras partes do país. No ano passado o festival teve um público de mais de um milhão de pessoas e o destino movimenta o público regional principalmente nos finais de semana.
INCENTIVO - O Ministério do Turismo atua para incentivar os brasileiros a viajarem mais pelo país. Uma das ações é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e as principais companhias do setor. O programa envolve a ampliação da oferta de novos voos e rotas, a possibilidade de “stopover”, adesivagem de aviões com imagens de destinos nacionais e a divulgação de áudios nos aviões, estimulando visitas a atrativos do país.
Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história brasileira, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital federal.