Gasto médio com presentes é de R$ 238
O Dia dos Namorados promete movimentar o comércio em Petrópolis este ano, seguindo a tendência nacional apontada em pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o levantamento, 96 milhões de consumidores devem ir às compras, com 59% dos entrevistados pretendendo presentear nesta data especial. No entanto, a estimativa mostra uma queda de 3,8 milhões de consumidores dispostos a investir em presentes em comparação com o ano passado.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad, destaca a importância da data para a economia local: “Mesmo com queda no número de consumidores, o Dia dos Namorados continua sendo uma data crucial para o comércio de Petrópolis. As lojas, bares, restaurantes e hotéis da cidade estão se preparando para atender a demanda, e esperamos um aumento significativo no movimento. Esta retração, verificada na pesquisa pode ainda reverter mais próximo da data com consumidores controlando os gastos e fazendo uma economia para celebrar da data”.
A pesquisa revela que 54% dos consumidores devem presentear seus maridos e mulheres e 37% seus namorados(as). Entre os que não vão comprar presentes, 53% não têm namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 13% vão priorizar o pagamento de dívidas e 11% afirmam não ter dinheiro.
Cosméticos, roupas e calçados lideram o ranking dos itens mais procurados, com perfumes, maquiagem e cosméticos sendo os preferidos de 39% dos entrevistados, seguidos por roupas (37%) e calçados (24%). Além disso, jantares (20%) e bombons ou chocolates (18%) também estão entre as opções populares.
Gasto médio é de R$ 238
O gasto médio com presentes será de R$ 238 e a estimativa é que a data movimente R$ 22,81 bilhões no varejo e serviços em todo o país. Sobre as formas de pagamento, a maioria dos consumidores (65%) pretende pagar à vista, enquanto 33% optarão por parcelar. As principais modalidades de pagamento serão cartão de crédito parcelado (31%), PIX (27%) e cartão de débito (13%).
Cláudio Mohammad destaca a importância da diversificação dos meios de pagamento: “Oferecer diversas opções de pagamento é essencial para atrair mais clientes e facilitar as compras. Em Petrópolis, os lojistas estão se adaptando a essas necessidades, garantindo que todos tenham a melhor experiência de compra possível.”
Em relação ao local de compras, 57% dos consumidores pretendem comprar em lojas físicas e 33% pela internet. As lojas online, shopping centers e shoppings populares serão os principais pontos de compra. Além disso, muitos consumidores (67%) planejam adquirir produtos para se preparar para a data, como roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (24%), lingeries e peças íntimas (20%) e calçados (16%).
“A preparação para o Dia dos Namorados começa muito antes da data. Os consumidores de Petrópolis estão atentos às promoções e ofertas, especialmente na internet, mas as lojas físicas ainda desempenham um papel crucial na experiência de compra,” afirma Cláudio Mohammad.