Elaborado pelo Instituto Vivejar, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, o livro tem autoria dos profissionais de turismo especialistas na área Marianne de Oliveira Costa, Ana Rosa Proença, Profa. Dra. Karina Toledo Solha e Gustavo Pereira Pinto.
Com o objetivo de inspirar e promover avanços nas discussões e práticas sobre turismo responsável e sustentável no Brasil, o Ministério do Turismo - MTur e o Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social (CETES/USP) acabam de lançar o livro Turismo Responsável: resultados que inspiram, que reúne dez exemplos de iniciativas comprometidas com um turismo de impactos positivos em território nacional. Elaborado pelo Instituto Vivejar, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, o livro tem autoria dos profissionais de turismo especialistas na área Marianne de Oliveira Costa, Ana Rosa Proença, Profa. Dra. Karina Toledo Solha e Gustavo Pereira Pinto.
Além de trazer uma base teórica das premissas e do contexto em que nasce e se desenvolve o movimento do Turismo Responsável, a partir das primeiras discussões sobre turismo sustentável até o entendimento de que o turismo responsável é a jornada necessária para alcançarmos a sustentabilidade, o livro também traz dicas de como empresas, destinos, organizações e viajantes podem começar a colocar a responsabilidade em prática e motivações para serem adotadas durante o processo. “Percebemos que o interesse pelo Turismo Responsável está crescendo, mas sentimos falta de uma publicação que sistematizasse todas as informações práticas pertinentes ao assunto, descomplicando esta jornada e convidando todos os atores do turismo a tomarem responsabilidade. Assim nasceu o livro”, explica Laís Campelo, Coordenadora de Turismo Responsável do Ministério do Turismo.
No penúltimo capítulo, o livro Turismo Responsável: resultados que inspiram traz dez cases de iniciativas que estão levando a sério sua tomada de responsabilidade e se tornando referências no Brasil: Mova Experiências (MA), Hostel da Milla (AM), Dharma Turismo (SP), Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ (SP), Engenho Triunfo (PB), Gondwana Brasil (PR), Braziliando (RJ), Preserve Pipa (RN), Ubuntu Ecoturismo (SC) e Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (RN). Além de reunir as práticas desenvolvidas por estas iniciativas, os autores compartilham o que aprenderam com elas.
Os cases foram selecionados a partir de uma pesquisa em profundidade entre os ex-alunos dos cursos de Turismo Responsável do Instituto Vivejar, ministrados entre 2020 e 2022, que avaliou os projetos que assumiram compromisso com a responsabilidade e com um turismo de impactos positivos. “Nosso principal critério para escolher estes casos foi buscar diversidade, seja de tipos e porte de negócios, seja geográfica. Nosso objetivo é justamente inspirar e mostrar que qualquer pessoa, empresa ou destino pode se engajar neste movimento e agir”, explica Marianne Costa, autora do livro e fundadora do Instituto Vivejar. “Conseguimos reunir iniciativas que têm mais de 20 anos, outras que estão começando; pequenas e grandes; agências, DMCs, meios de hospedagem, governos, atrativos e associações. Também priorizamos os negócios desenvolvidos por mulheres”, complementa Marianne.
Os autores do livro acreditam que, na medida em que essas ações e o compromisso com uma nova maneira de “fazer turismo” são valorizados, outros empreendedores e profissionais podem se sentir estimulados a se engajar no processo de transformação.
“No BID enxergamos o setor de turismo como um importante motor de crescimento econômico para a América Latina e o Caribe, que, se bem planejado e gerenciado, traz significativos benefícios ambientais e sociais para os territórios. Publicações como essa são muito importantes para trazer à luz casos práticos de como empreendimentos e destinos turísticos são fundamentais nesse processo rumo a um turismo mais sustentável”, afirma Juliana Bettini Vicente, especialista em turismo do BID.
Turismo Responsável: resultados que inspiram traz ainda o Manifesto pelo Turismo Responsável, que convida os leitores a ler e assinar e, claro, colocar em prática os compromissos propostos. “O Manifesto é uma oportunidade de os assinantes assumirem um compromisso público e fazerem parte da Comunidade pelo Turismo Responsável no Brasil, que vem se formando e se fortalecendo desde os cursos realizados pelo Instituto Vivejar, em 2020, e vai crescer cada vez mais”, acredita Ana Rosa.
O livro está disponível gratuitamente para download no site www.turismoresponsavel.tur.br. Na mesma plataforma, os leitores podem assinar oficialmente o Manifesto.
A publicação faz parte da Coleção Cadernos Aplicados de Turismo, do grupo de pesquisa CETES da ECA/USP, e conta ainda com prefácio escrito pela turismóloga, historiadora e especialista em afroturismo, Solange Barbosa.
Conheça os cases de Turismo Responsável no Brasil:
Mova Experiências (agência de ecoturismo comunitário): Agência de Ecoturismo Comunitário que atua no Maranhão. Oferecem viagens que conectam com o território por meio de vivências, contato com comunidades tradicionais quilombolas, festividades, gastronomia, artesanato etc.
Hostel da Milla (hospedagem): O Hostel da Milla, localizado em Presidente Figueiredo (AM), se define como um lugar que transmite alto astral e muita energia positiva, com ambientes amplos, coloridos e super acolhedores. Além disso, preza muito pela natureza, sustentabilidade e inclusão social, fazendo a sua parte para preservar esse tesouro que é a Floresta Amazônica.
Dharma Turismo (agência de afroturismo): Agência de turismo especializada em roteiros na região Sudeste, principalmente no turismo de base comunitária. A agência oferece roteiros saindo da cidade de São Paulo, voltados ao etnoturismo, como o Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP); o Centro Cultural Zumbi dos Palmares, em Taubaté (SP); e o Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora (SP).
Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ (ONG): O IPÊ é uma instituição dedicada à conservação da biodiversidade em bases científicas. Atua em pesquisas, formação de profissionais, educação ambiental e programas de geração de renda e negócios sustentáveis que ampliem a responsabilidade socioambiental de comunidades, empresários e formadores de opinião.
Engenho Cachaça Triunfo (atrativo turístico privado): A Triunfo é uma das mais tradicionais cachaças nacionais. Produzida no coração do Brejo Paraibano, na cidade de Areia (PB), Triunfo vende mais de 250 mil garrafas por mês e a demanda só cresce, inclusive para exportação. São 69 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos. A Triunfo é uma história de amor que se transformou em uma grande empresa sustentável e responsável.
Gondwana Brasil (destination management company - DMC): A Gondwana é uma DMC especializada no modelo B2B e oferece roteiros sustentáveis por todo o território brasileiro, com foco no público estrangeiro, buscando aproximar o turista da cultura e das belezas naturais do país por meio de roteiros customizados.
Braziliando Viagens e Vivências (agência de viagens): Agência de Turismo Responsável que gera transformações positivas através de experiências de viagem autênticas e sustentáveis na Amazônia. A organização acredita que o contato com a natureza e com o povo local, de forma responsável e verdadeira, pode transformar a visão de mundo dos participantes.
Preserve Pipa (movimento empresarial): O Pipa Convention & Visitors Bureau e a Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), uniram esforços para criar o movimento Preserve Pipa, que teve como objetivo inicial a conservação do Santuário Ecológico, mas logo ganhou força na promoção do destino e em ações de sustentabilidade ambiental e social.
Ubuntu Ecoturismo (agência receptiva): Agência de turismo de base comunitária localizada no Vale da Pedra Branca, em Praia Grande (SC). Liderada por quilombolas e ex-membros da associação da comunidade. Oferecem trilhas e vivências na comunidade.
Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (órgão público): A Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte foi criada em 5 de junho de 1996 e atua no desenvolvimento de estudos e pesquisas de demanda turística de todo o estado, articulando ações regionais, estaduais e municipais, além de promover e executar políticas de melhoria da infraestrutura para turistas e moradores do estado.