Com moderno estande em uma das principais feiras de negócios de turismo do Brasil, Setur dá destaque à divulgação do Destino Sergipe e aos 60 dias de festejos juninos
Mais uma vez, Sergipe vai participar da World Travel Market (WTM) Latin America. A edição de 2024 acontece entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Nele, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), vai apresentar, mais uma vez, um estande inovador, onde as potencialidades e os roteiros turísticos do Destino Sergipe estarão em evidência. Além disso, os 60 dias ininterruptos de festejos juninos serão divulgados com destaque nessa que é uma das principais feiras de negócios de turismo do Brasil. E mais: haverá reuniões de negócios entre o governador Fábio Mitidieri e representantes de companhias aéreas e operadoras de turismo.
A secretária-executiva do Turismo, Daniela Mesquita, ressalta a importância de Sergipe participar da WTM 2024, especialmente neste mês de abril. Segundo ela, o intuito principal é divulgar os festejos juninos com a antecedência necessária, a fim de que os principais mercados emissores de turistas tomem conhecimento de que o ‘País do Forró’ terá muita festa durante os meses de junho e julho, e que os visitantes poderão conhecer os mais diversos atrativos e roteiros turísticos do Destino Sergipe. “O Arraiá do Povo e a Vila do Forró, na Orla da Atalaia, que foram um grande sucesso no ano passado, este ano vêm ainda mais potentes. Serão mais de 300 atrações musicais e artísticas, que vão encantar o público num São João acolhedor à beira-mar”, explica.
Daniela Mesquita salienta, ainda, o apoio de algumas instituições que possibilitaram Sergipe participar da WTM este ano. Além da parceira ABIH/SE, ela destaca o Instituto Banese, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), o Serviço Social do Comércio de Sergipe (Sesc/SE), The Legend – London Dry Gin, Jardim das Laranjeiras Cachaçaria e ADA Metaverso Co.
O Instituto Banese é o responsável por assinar o estande de Sergipe. O espaço medirá 60 metros quadrados e mesclará as tradições sergipanas com equipamentos altamente tecnológicos de comunicação visual. Ali, a equipe formada por integrantes da Setur vai divulgar o Destino Sergipe com foco no turismo Sol e Praia e também no São João no estado, que faz parte da campanha ‘Sinta de perto esse aconchego’.
De acordo o presidente do Instituto Banese, Ezio Déda, esse estande mantém a mesma matriz conceitual utilizada nas versões de outras feiras em 2023, mas ampliando as ações e potencializando alguns elementos. A lógica, portanto, é expor a riqueza do patrimônio cultural e ambiental de Sergipe. Ele explica, ainda, que as instalações físicas mesclam interatividade com o mundo digital. Por exemplo: por meio de um óculos de realidade virtual, o visitante poderá fazer uma imersão pelas águas de Sergipe – litoral e rios. Há também sala de receptivo do governador e instalações temáticas do barco de fogo, Casa do Artesão Sergipano, Lampião e Arthur Bispo do Rosário.
“A parceria entre o Instituto Banese e o Governo de Sergipe, por meio da Setur, para a realização dos projetos de estandes das feiras de turismo em diversos estados, tem sido extremamente salutar e promissora. Está rendendo resultados significativos, com o propósito de apresentar o estado por meio dos aspectos identitários e culturais de forma inovadora, interativa e sensorial”, resume Ezio Déda.
Sobre a WTM
Alinhada com o tema neste ano, ‘The Future is Open. Be The Change’, a WTM Latin America 2024 reune o trade do turismo de todo o mundo em três dias repletos de inovação e aprendizado. A estimativa é de que haja a participação de mais de 620 expositores de 40 países, cerca de 27 mil profissionais de viagens, 50 conteúdos e conferências, além de rodadas de negócios e eventos de networking.
A WTM é o evento B2B de viagens e turismo da América Latina que oferece excelentes oportunidades de negócios, melhor retorno sobre o investimento e acesso a compradores e influenciadores qualificados da indústria de viagens e turismo. O B2B é o modelo de negócio ‘business to business’ ou, na tradução para o português, “empresa para empresa”. É, portanto, a oportunidade de o participante se conectar com destinos, operadoras de turismo, hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros, empresas de tecnologia e outros players do mercado.