Termo de cooperação consiste em ampliar em 25% a captação de eventos para a cidade

 

Para fomentar o ambiente de negócios no Rio de Janeiro, o Visit Rio Convention Bureau e a Fecomércio RJ assinaram, nesta quarta-feira (03/04), um termo de cooperação. O projeto consiste em ampliar a captação de eventos nas áreas de inovação e tecnologia, técnico-científicos, esportivos e corporativos por meio da expansão do time MICE do Visit Rio. A meta é aumentar em até 25% o número de eventos que a cidade recebe até o final deste contrato, cuja validade é de 12 meses.

 

As novas contratações representam um aumento de 50% na equipe, encarregada de todas as etapas desse processo, que vai desde a prospecção e captação até a conversão e acompanhamento dos eventos.

 

Para o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, a colaboração com organizações e setor público tem contribuído para a criação de um ambiente propício para negócios na cidade, colocando o Rio como um destino de destaque nesse cenário.

 

"Essas parcerias abrem uma janela de oportunidade em que temos a chance de contribuir com nossa expertise para a conquista de novos mercados, colocando a Cidade Maravilhosa na prateleira para eventos de negócios", diz.

 

Outras articulações realizadas em conjunto com a Fecomércio RJ e a Prefeitura do Rio foram responsáveis por atrair eventos como o Web Summit, principal encontro de tecnologia do mundo, e o World Table Tennis (WTT) Rio de Janeiro, circuito de torneios globais que receberá estrelas do tênis de mesa mundial. Agendado para maio deste ano, a competição será realizada no Rio Arena.

 

A lista ainda conta com outros eventos de peso programados para os próximos dois anos: o Latin Side of the Doc 2025, encontro que reúne profissionais do setor audiovisual para promover o desenvolvimento e a comercialização de documentários na América Latina, desembarca no Rio em 2025. Já no ano seguinte é a vez do Routes 2026, que congrega especialistas da indústria de companhias aéreas, aeroportos e destinos.

 

“O presidente Queiroz definiu o apoio ao turismo receptivo como uma ação estratégica da Fecomércio. Portanto, fortalecer o trabalho de captação de eventos, seminários e congressos em parceria com o Visit Rio é um fértil caminho para que mais turistas venham ao Rio de Janeiro. Estamos muito confiantes nos bons resultados que virão", afirmou Otávio Leite, consultor da presidência da Fecomércio RJ.

 

Em 2023, o setor de viagens corporativas atingiu um marco histórico no país com um faturamento de R$13,5 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). "Esse segmento desempenha um papel estratégico para o destino, já que os participantes desses encontros contribuem significativamente para a economia local ao se hospedarem em hotéis, frequentarem bares e restaurantes e visitarem os atrativos turísticos", afirma Werneck.

 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

 

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.