Realizada pela Omnibees, a pesquisa trouxe dados importantes sobre as preferências dos visitantes brasileiros; Secretaria de Estado de Turismo e TurisRio apostam em série de ações nos mercados emissores nacionais e estrangeiros para consolidar turismo no interior do Estado

 

Uma recente pesquisa realizada pela Omnibees trouxe à tona insights valiosos sobre as preferências dos viajantes brasileiros. O Rio de Janeiro liderou a lista, seguido por São Paulo e, surpreendentemente, Búzios (RJ) despontou como a terceira cidade mais desejada nos próximos quatro meses, levando em conta as diárias e o tempo médio de estadia, ficando atrás apenas das principais capitais do País. 

Segundo o levantamento, o tempo médio de estadia em Búzios é de 5,5 dias, um número significante em comparação com Rio de Janeiro (4,5) e São Paulo (4,8), indicando que os viajantes estão optando por aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem a oferecer. 

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, destaca que ver a cidade do Rio de Janeiro como a mais procurada entre os turistas tem sido uma tendência, mas ver Búzios ocupando a 3ª posição, atrás apenas do próprio Rio e de São Paulo, é motivo de orgulho. 

“Isso é reflexo do nosso trabalho, junto com todo o trade turístico do Estado e de Búzios. Os resultados estão aparecendo cada vez mais, mas não podemos relaxar. Temos que continuar nossas ações estratégicas de promoção das 12 regiões turísticas”, disse Gustavo Tutuca. 

O turismo do Rio de Janeiro é a grande aposta do setor de comércio e serviços na capital para 2024. Após alcançar, 1.192.814 turistas internacionais em 2023, chegando ao patamar de 2019, ano anterior à pandemia, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio vêm realizando uma série de ações nos mercados emissores de turistas nacionais e estrangeiros para, a partir da capital, levar cada vez mais turistas ao interior do estado, consolidando a roda econômica de uma das atividades, que mais gera receita para o RJ. 

Para o presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, os dados ratificam que Búzios é um destino que foge do turismo sazonal e mantém o fluxo de visitantes ao longo de todo o ano. Segundo dados da Prefeitura, o balneário tem uma ocupação média de 57% ao longo do ano. 

“Essa conquista coloca em evidência o protagonismo do Estado do Rio de Janeiro como o principal destino do Brasil. E Búzios ocupar o terceiro lugar atesta a crescente popularidade da cidade como destino turístico, onde os visitantes encontram uma combinação única de beleza natural, gastronomia de excelência e uma variedade de atividades de lazer”, ressaltou Marcelo Conde. 

Búzios investe na realização de eventos

O secretário Municipal de Turismo de Búzios, Maycon Siqueira, destaca iniciativas que estão sendo implementadas para promover o município e garantir uma ocupação média durante todo o ano. 

“O calendário de eventos que foi implementado após a pandemia tem minimizado a sazonalidade nos meses após as altas temporadas. Encontros de moto, festivais de gastronomia, atrações musicais de diferentes estilos têm atraído cada vez mais visitantes durante todos os meses do ano”, ressaltou Maycon Siqueira, acrescentando que estão implementando o Roteiro Raízes de Búzios em conjunto com o Sebrae. 

“Queremos que os turistas tenham também acesso a histórias e tradições dos povos tradicionais da cidade: os quilombolas e pescadores. O roteiro contempla passeios por vários bairros da cidade como José Gonçalves, Baía Formosa e Rasa com passeios pela Ponta do Pai Vitorio e Mangue de Pedras”, revelou o dirigente. 

O presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau, Márcio Arouca, aponta que o balneário se destaca pela infraestrutura turística robusta e acolhedora.

 “Contamos com 400 pousadas, distribuídas em um total de 20 mil leitos, sem mencionar a grande oferta de casas de temporada, o que reflete não apenas a crescente demanda turística por Búzios, mas também o compromisso de nossos empresários e empreendedores em oferecer serviços de qualidade e uma experiência memorável para todos os visitantes”, ressaltou Márcio Arouca. 

Investimentos na infraestrutura e acessos viários e aéreo

Marcelo Conde acrescenta que a cidade poderia atrair ainda mais visitantes se houvesse um investimento maior, por parte do Governo, na melhoria da infraestrutura e dos acessos viários e aéreos à cidade. 

“Búzios possui um aeroporto ocioso em perfeitas condições para receber aviões comerciais. É preciso ampliar a conectividade aérea da cidade principalmente com destinos emissores como São Paulo e outras capitais. O acesso viário também precisa ser melhorado, principalmente nas rodovias BR 101 e BR 493, que são fontes constantes de engarrafamentos”, destacou o dirigente.