Encontro aconteceu no Hotel Boutique Quebra-Noz e reuniu os principais representantes hoteleiros do destino
Campos do Jordão foi palco do primeiro de uma série de treinamentos, realizados pela Business Factory e da Índigo Hotelaria para os empresários da cidade. O encontro aconteceu no final de fevereiro, no Hotel Boutique Quebra-Noz e teve como tema a estratégia tarifária.
O Consórcio Aproveite Campos do Jordão contratou as duas empresas com o objetivo de fortalecer o posicionamento da cidade como destino ideal para experiências inesquecíveis em todas as estações do ano. “Queremos trazer o turista além da temporada de inverno, pensando em outras estações. Forneceremos uma consultoria de marketing digital para levar à cidade o público B2C, agências de viagens e operadoras”, comenta Rafael Marcandali, diretor do Consórcio Aproveite Campos do Jordão.
Além de uma análise sobre o cenário turístico do destino, o conteúdo destacou as mudanças pós-pandemia como, por exemplo, o comportamento do consumidor, a busca por experiências e a importância do marketing digital e comunicação assertiva.
O treinamento exemplificou como elaborar uma análise SWOT, ensinou como entender a cesta competitiva por meio de técnicas usando a localização, produto/serviço, categoria, segmento e tarifa. Além disso, mostrou estratégias de como estudar o perfil do cliente e compreender quais os principais locais de origem desse visitante, por qual canal de distribuição ele chega ao destino, o seu comportamento e informações detalhadas. A apresentação contou com conteúdos sobre como avaliar o mercado, concorrentes, a sazonalidade e eventos.
O destaque do encontro ficou por conta da explanação sobre os seis estilos de tarifas, sendo eles: a pública em que o valor final (venda) é aplicado no site, central de reservas e canais comissionados; a confidencial ou NET que é aquela negociada, isenta de comissionamento e aplicada em acordos específicos, grupos, empresas e canais de distribuição que operam com mark up; a estática ou fixa, aplicada por um período determinado; a dinâmica ou flutuante, que oscila de acordo com a demanda e condições de mercado; a opaca com valores promocionais, inseridas a pacotes, junto a operadoras ou OTAs; e a restritiva, com condição especial como, por exemplo, ações promocionais de 4x3 e não reembolsáveis.A apresentação explicou como implementar a tarifa ideal e apresentou insights para os participantes aplicarem em seus negócios.
Ao final, o treinamento abordou estratégias de vendas diretas e principais canais de vendas, além dos desafios e oportunidades das agências de viagens, brokers e OTAs.
Sobre o Consórcio Aproveite Campos do Jordão
O município de Campos do Jordão, situado no lado paulista da Serra da Mantiqueira, a 1.628 metros de altitude, por meio de um pool de associações locais, criou o Consórcio Aproveite Campos do Jordão. A cidade é considerada a mais alta do Brasil, apropriada para celebrar os melhores momentos, aproveitar o clima com estilo e requinte. O destino de natureza, acolhe com maestria seus moradores e visitantes. Os eventos são catalisadores e também uma vitrine da região, que oferece uma atmosfera de sofisticação de lazer e prazer nas montanhas.