O Chairman do Grupo Wish e ex-Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz diz que a extinção do dispositivo de redução de alíquotas pode ser um equívoco histórico. Previsão é que lideranças do governo irão elaborar o que chamaram de “novo Perse”

 

Entre os setores produtivos mais prejudicados da economia brasileira devido à pandemia da Covid-19 estão os segmentos de eventos, hotelaria, arte, cultura. Soma-se a isso o fato de terem sido considerados não essenciais e, portanto, voltarem a funcionar mais tardiamente ainda com plena capacidade. Diante disso, o governo federal instituiu em 2021, o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que prevê a redução de alíquotas de impostos federais para o setor até janeiro de 2027.

 

Nesta terça-feira (05), senadores e representantes do segmento produtivo do Turismo debateram, em sessão especial, quais as medidas possíveis a se tomar a fim da manutenção do Perse até o prazo previsto. Conforme divulgado pela Agência O Globo, após nova decisão a intenção é que lideranças do governo elaborem a partir de agora o que chamaram de um “novo Perse”.  Porém o novo modelo talvez traga limitações ao programa e um encerramento do benefício futuramente também está previsto.

 

Entre os integrantes da reunião esteve o Chairman do Grupo Wish e ex-Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que defendeu a manutenção do mesmo até 2026 como foi aprovado.  Para todo o setor, segundo o porta-voz, interrompê-lo seria um equívoco histórico. “Chegamos a um bom ponto no dia de hoje com essa decisão. Aprimorar o Perse é bom. Porém, retroceder nos prazos e benefícios já concedidos não é.  Ao contrário de cortar um dispositivo que alavanca a economia nacional, deveria ser proposto um Sistema Competitivo de Turismo para promover o turismo brasileiro, que favoreçam e otimizem a abertura de empresas, promova a atração de investimentos, gere mais empregos e renda, além de resultar maiores receitas e arrecadação”, ressalta.

 

Sobre o Grupo Wish

Com 18 anos de operações em hotelaria, o Grupo Wish tem por objetivo ressignificar todas as formas de lazer e oferecer aos hóspedes opções de hospedagem, gastronomia e entretenimento de Norte a Sul do Brasil. O Grupo detém mais de dois mil apartamentos e um portfólio que inclui dez hotéis das bandeiras Wish Hotels & Resorts em Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Natal (RN), Prodigy Hotels Gramado (RS) e Rio de Janeiro (RJ), Marupiara Resort Porto de Galinhas (PE), Linx Hotels Aeroporto Galeão (RJ) e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG) e Makaira Beach Resort (Canavieiras (BA).