Capacitação promovida pelo Governo de Sergipe foi executada pela equipe da Setur e teve apoio do Sebrae/SE
O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou a Oficina de Comunicação Digital para o trade turístico. A iniciativa inédita e especialmente voltada ao segmento foi bem-recebida pelos profissionais, que, nos dias 19 e 20 de fevereiro, participaram de quatro das dez oficinas que serão realizadas durante este ano. Nas primeiras aulas, foram apresentadas as principais tendências para aqueles que trabalham com as redes sociais dos prestadores de serviços e do trade turístico do estado. A oficina contou, ainda, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE), onde foi realizada.
De acordo com o coordenador de Comunicação e Marketing da Setur, Allan Alberto Oliveira, a oficina teve o objetivo de qualificar os prestadores de serviços turísticos de Sergipe no que tange à comunicação digital. “A intenção foi buscar desenvolver e qualificar os profissionais para que tenham uma comunicação e um conteúdo digital de alta performance. Essa oficina é mais um objeto, mais um fruto do nosso planejamento estratégico, que está sendo executado, a fim de desenvolver a atividade turística no estado de Sergipe”, explica Allan Alberto.
Assim, com até 20 pessoas em cada turma, a primeira etapa teve aulas com três horas de duração, nos turnos da manhã e da tarde, com a participação de integrantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE).
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, considera que essa iniciativa foi bastante exitosa, pois teve boa adesão dos profissionais em todas as quatro turmas. Na opinião dele, isso mostra o interesse deles em fortalecer as práticas de comunicação e de aprimorar a visão estratégica na hora de divulgar os prestadores de serviços turísticos.
“Sabemos que boa parte do mundo está conectada às redes sociais, então é preciso saber dialogar de forma on-line com os respectivos públicos, atraindo-os para que usufruam dos serviços, seja da rede hoteleira ou do segmento de agências de viagens, por exemplo. Ao criarem uma comunicação específica, juntando fotos, vídeos e textos, de maneira mais persuasiva e atraente, quem ganha é o setor, que vai ter mais turistas para conhecer o Destino Sergipe”, argumenta o secretário.
Desta maneira, aulas teóricas e práticas dinâmicas foram a tônica da oficina, que abordou temas como ‘Comunicação e público-alvo’, ministrado pelo coordenador Allan Alberto Oliveira; ‘Como criar um post para story e feed’, abordado pelo assessor de Comunicação e Marketing da Setur, Matheus Moura, e pelo fotógrafo da Setur, Max Carlos Souza. Já o tema ‘Redação para redes sociais’ ficou a cargo da jornalista Laudicéia Fernandes, que destacou a importância de usar textos curtos e diretos, complementando as informações dos vídeos, fotos e cards postados. Ao final da oficina, os participantes receberão certificados de conclusão.
Oficina bem-avaliada
A jornalista Geislane Carvalho, assessora de Comunicação da ABIH/SE, elogiou o ineditismo da iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo em promover uma oficina voltada especialmente para o setor turístico. “Toda a equipe da Setur está de parabéns pelo conteúdo transmitido. Eu tenho certeza de que vai ajudar muito a agregar mais conhecimento no dia a dia do meu trabalho. Aliás, não somente do meu, mas de todos os que estão participando desta oficina. Foi ótimo também observar a comunicação digital a partir de um outro olhar, do ponto de vista mais técnico que os instrutores passaram para nós”, avalia Geislane Carvalho.
Para a também turismóloga e guia de turismo Acacia Azevedo, vice-presidente do Singtur/SE, é importantíssima a ação da Setur de promover uma oficina sobre comunicação digital especialmente para o trade turístico. “Esta proposta de oficina para os guias de turismo, que são a porta de entrada, os recepcionistas daqueles que chegam ao nosso estado, é essencial. É necessário que nos profissionalizemos cada vez mais”, considera.
Entre os ensinamentos assimilados durante a oficina, Acácia Azevedo ressalta as dicas sobre iluminação e como melhorar as imagens, a fim de deixá-las mais atraentes para o público. “O que atrai os olhos conquista. Então, uma imagem bem produzida, bem colocada, bem enquadrada é muito importante para que quem está observando consiga sentir prazer, satisfação, e, assim, aguce a curiosidade para conhecer o destino”, avalia.